Em dias de constantes manifestações pelo Brasil e incomodadas com o desempenho da Anatel, a Proteste (Associação de Consumidores) e a União Geral dos Trabalhadores promoverão uma manifestação em frente à sede da agência nesta quarta-feira, 11, às 10h.
A intenção das entidades é cobrar qualidade na prestação dos serviços de telecomunicações e mais eficiência da Anatel enquanto reguladora do setor – campeão de reclamações de consumidores.
“A Anatel tem sido falha no seu papel regulador e como órgão fiscalizador do segmento”, critica a Proteste. “Essa situação só mudará se a agência tiver uma atuação efetiva e passara punir as empresas que estão no mercado lesando os direitos do consumidor. Por isso, as entidades entregarão à Anatel documento com as reivindicações para melhoria do setor.”
A manifestação se apoia na campanha Em Busca do 3G Perdido, que recebeu mensagens de mais de 20 mil usuários insatisfeitos com a qualidade do sinal. Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul não passaram em testes de qualidade, segundo a Proteste.
“Apesar da falta de qualidade, as operadoras cobram um valor alto para o teórico acesso 3G. Nenhuma das quatro grandes operadoras de telefonia móvel – Claro, Oi, TIM e Vivo – conseguiu uma média de acesso à internet rápida superior a 51% das tentativas no teste feito”, reclama a entidade.