A um mês do Natal, as maiores operadoras de telefonia iniciaram uma caça a novos clientes e também aos preciosos créditos de celulares pré-pagos de mais de 211 milhões de aparelhos ativos no Brasil. E, ao contrário dos anos anteriores, a novidade agora é o investimento em produtos e promoções voltadas para os smartphones.
A aposta se justifica pela quantidade de smartphones vendida no país, que neste ano superou a do aparelho tradicional pela primeira vez. Dados do empresarial IDC, consultoria especializada na área de TI (tecnologia da informação), mostram que 54% das vendas são de smartphones. “No fim do ano, esse número pode ser maior. Projetamos que a venda pode representar até 60% do total no Natal”, disse o consultor Leonardo Bueno Munin.
Segundo Munin, além das medidas do governo federal que baratearam o preço do celular, a opção pelo aparelho na versão pré-pago se deu pelo crescente desejo das pessoas em estar plugadas no Facebook ou Twitter. Mas o aparelho não pode ser muito caro. “Para se ter uma ideia, 74% dos aparelhos vendidos neste ano tinham um custo de até R$ 800”, exemplifica Munin.
De olho na crescente quantidade de donos de smartphones, as empresas apostam em promoções, especialmente no pré-pago. A Vivo, por exemplo, lançou na última quinta-feira o projeto Vivo Renova, cuja ideia é oferecer desconto de até R$ 700 na troca do smartphone usado por um novo. E não importa se o cliente vem de outra operadora.
Na TIM, a aposta é um plano híbrido (mistura de pré-pago com pós-pago) chamado Liberty Controle Express, no qual o cliente paga R$ 28 e tem direito a um pacote com telefone, internet e SMS. “Desse total, ele tem R$ 10 em crédito para realizar chamadas ilimitadas para qualquer fixo do país por apenas R$ 0,60 e acessar a internet e enviar torpedos ilimitados pagando R$ 0,75 ao dia”, explicou Lisa Folkerts, diretora comercial da TIM São Paulo.
Na operadora Oi, a oferta Oi Galera visa atrair os mais jovens com telefone, internet e até música sem limite para baixar por R$ 0,99 ao dia.
Na Claro, o 3G Max, uma espécie de 3G turbinado, foi lançado em outubro e oferece 15 MB de dados por dia e ao custo de R$ 0,99.