Levantamento anual da consultoria de marcas Interbrand revela quais são as 25 marcas brasileiras mais valiosas do país. Entre as companhias listadas, duas são do setor de telecomunicações: Vivo e Oi.
A operadora Vivo (9º lugar) lidera o ranking do setor com valor de mercado estimado em R$ 2,6 bilhões. A companhia ficou à frente da Oi (16º), que vale R$ 699 milhões.
Entre os critérios de avaliação, a consultoria examina o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor, a capacidade de superar a concorrência e garantir a demanda, e os ganhos.
Veja a lista completa aqui.
Sobre a Vivo
Em 2013, a Vivo segue construindo valor em cima do conceito de multiconexão.
Em abril de 2013, a Anatel aprovou a fusão dos serviços prestados pela Telefônica sob o posicionamento de “nova Vivo”, refletindo importantes avanços durante o ano para a maior empresa de telecomunicações do Brasil. O desenvolvimento de ofertas com soluções integradas, a expansão para outros estados além de São Paulo (operando em sete novas cidades já em 2013), a liderança destacada nos segmentos mais rentáveis (celular pós-pago, placas de dados móveis e voz fixa para corporações) e a criação de soluções inovadoras tornaram a marca mais presente e relevante no dia a dia dos brasileiros.
Em sintonia com as demandas do mercado, a Vivo incluiu em seus serviços a rede 3G Plus e 4G, além de ter criado uma solução de conta pré-paga para absorver a população não bancarizada – o Zuum. Por meio de uma parceria com a MasterCard, a Vivo explora um mercado que pode mudar seu papel na vida dos consumidores: além de um viabilizador de comunicação, uma plataforma de pagamento. É uma oportunidade para a Vivo investir na construção de equities, reinventando-se para manter sua liderança no mercado – há sete anos é a operadora de telefonia celular mais lembrada, com 31% de citações segundo o Folha Top of Mind. O índice de lembrança aumentou dois pontos percentuais em relação a 2012, indicando a eficiência e assertividade dos investimentos em comunicação que acompanharam seu processo de reposicionamento.
Sobre a Oi
A Oi recupera parte de seu prestígio com os consumidores depois de um período difícil para as teles, com punições, multas e uma opinião pública feroz cobrando serviços melhores.
Este ano, desfruta de um crescimento de 19% no seu valor de marca, fruto da melhora nos seus resultados operacionais e de investimentos certeiros em comunicação e em uma cultura interna mais forte e dedicada ao consumidores. A má notícia foi o enorme endividamento necessário para fazer os devidos investimentos.
Do ponto de vista interno, o programa interno JOIA (Jeito Oi de Atender e Aprender) alinhou e capacitou os colaboradores para se tornarem embaixadores da marca, respondendo a solicitações ou reclamações de familiares, amigos ou conhecidos. Externamente, a marca elevou seus investimentos em comunicação para R$ 800 milhões, tendo como destaque o patrocínio da Copa das Confederações e sua definição como fornecedora e patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2014. No mundo digital, a marca inovou com o lançamento do primeiro aplicativo para atendimento ao consumidor via Facebook, que impulsionou o número de fãs de 3 mil para mais de um milhão ao longo de 2013.
Essas iniciativas, somadas à consistência visual e verbal da comunicação (estilo gráfico, fotográfico, tom de voz, etc) nos diferentes pontos de contato, garantem a marca como ativo central no desenvolvimento do negócio, tanto no lado da geração de receita quanto no da redução de riscos.