A forte chuva que atingiu Boa Vista – RR na madrugada desta quinta-feira (28) deixou, além dos prejuízos materiais e famílias desabrigadas, a população sem comunicação. Usuários da telefonia móvel reclamaram que não conseguiam utilizar os serviços de ligação, envio de mensagens SMS e nem acessar a internet.
“Foi um caos. De madrugada chovendo, alagando tudo e a gente sem poder se comunicar com os familiares para saber como estava a situação. Até agora de manhã está impossível fazer sequer uma ligação”, reclamou Vania Santos, que utiliza os serviços da Vivo.
Os problemas com as falhas na telefonia móvel também afetaram outras empresas de telefonia. A operadora de master, Marília Marques, também relatou problemas com a conexão. Segundo ela, os problemas são constantes, mas nesta madrugada os serviços pioraram.
“Eu tentei enviar uma mensagem na hora do temporal, por volta das 2h30 da manhã, e não consegui. Só dava erro. Tentei ligar para minha mãe no trabalho para saber como ela estava e não consegui completar a ligação”, declarou.
Por meio de nota, a Vivo informou que foram totalmente normalizados os serviços de voz e dados no estado de Roraima que, na manhã desta quinta-feira (28), foram afetados por problemas decorrentes de oscilação de energia elétrica provocada por fortes chuvas durante a madrugada. Segundo a operadora, os serviços foram restabelecidos às 10h40 (para os clientes com 3G) e 11h (para os clientes que utilizam a tecnologia 2G), horário local. Assim que detectada a falha, a Telefônica Vivo mobilizou suas equipes técnicas para solucionar o problema no menor prazo possível e reestabelecer os serviços oferecidos aos clientes.
A Claro informou que seus clientes podem ter encontrado dificuldades para acessar os serviços de voz e dados da operadora em Boa Vista, na manhã de quinta-feira (28). A companhia reforça que todos os seus esforços foram imediatamente empenhados e os serviços já foram restabelecidos.
Ainda por meio de nota, a Oi informou que em função das fortes chuvas que atingem o estado, um equipamento da companhia instalado na estação Buritis em Boa Vista foi danificado, afetando os serviços de telefonia móvel e fixa em Boa Vista e em outras cidades. Equipes técnicas já estão no local e trabalham para normalizar os serviços o mais brevemente possível.