Neste mês de novembro, o Procon-AC registrou 2.434 atendimentos ao público na OCA, fiscalizou 64 estabelecimentos e detectou que 35 estavam adequados às normas. Ainda referente às ações em novembro, o órgão atingiu publico estimado em mais de 540 pessoas, com palestras, participações em ações comunitárias e entrega de materiais de educação para consumo. Nesse período foram registradas 167 audiências e 412 processos arquivados.
No ranking das empresas que o consumidor mais esclareceu as duvidas e reclamou no Procon da OCA, a operadora Oi|Brasil Telecom lidera, com 112 atendimentos relacionados a ela. Em seguida, vêm a operadora Vivo (99), o Banco Itaucard (88) e a prestadora Claro (64). “O atendimento ao consumidor se faz necessário em todos os aspectos, que vão desde uma simples consulta até a abertura direta de reclamação”, explica Vanuza Messias, diretora do Procon.
A diretora ainda fala sobre o direito que o consumidor tem de formalizar sua reclamação. “Para o consumidor, o processo administrativo decorre do direito constitucional de petição, isto é, de exigir formalmente dos órgãos públicos competentes providências em defesa dos direitos do consumidor, ou contra ilegalidade ou abuso de poder que tenha sofrido”, ressalta.