A Virgin Mobile, que tem entre os principais acionistas o grupo britânico Virgin, anunciou nesta quinta-feira, 23, acordo de compartilhamento de redes de telecomunicações com a Vivo e pedido de licença para lançar operadora celular virtual no Brasil.
A companhia também fechou acordo de compartilhamento com a Telefónica, controladora da Vivo, no México, onde também prepara lançamento de sua operações após ingressar na América Latina em 2010, já tendo estabelecido operadoras no Chile e Colômbia.
No Brasil, onde o mercado de celular é praticamente dividido entre as operadoras Vivo, Claro, TIM e Oi, a Virgin Mobile reforçará o grupo de operadoras móveis virtuais, que é formado por Porto Seguro, unidade do grupo segurador de mesmo nome, e Datora Telecom.
A Virgin não informou quando espera iniciar a operação comercial, comentando apenas que prevê que isso será feito “o quanto antes for possível”, após a liberação da licença pela Anatel.
Esse o segundo acordo anunciado neste mês de uma operadora que utilizará a mesma rede dos clientes da Vivo. Na semana passada, a Nextel anunciou que também fechou um negócio com a Telefónica|Vivo para utilizar a rede da Vivo no Brasil, e da Movistar no México.
Sobre a Virgin Mobile
Virgin Mobile é uma marca de telefonia celular usada por oito operadoras-licenciadas independentes em todo o mundo. Serviços de comunicações móveis de marca Virgin Mobile estão disponíveis na Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, França, Índia, Polônia, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. O Brasil e México devem receber os serviços da operadora em breve, como informa a reportagem acima. Os serviços da marca Virgin Mobile já foram oferecidos anteriormente em Cingapura e Qatar.
Cada operadora da marca Virgin Mobile atua de forma independente das outras, assim os aparelhos, planos de serviços e estruturas da rede podem variar de país para país.
A americana Virgin Mobile também é conhecida pelo marketing agressivo que pratica em todas as suas filiais. Além de provar reações adversas por parte do seu público-alvo por veicular campanhas polêmicas e que chamam a atenção. Temos como exemplo uma campanha que exibe modelos com corpos despidos que tem apenas suas partes íntimas cobertas por aparelhos vendidos pela operadora. Segundo a agência de publicidade contratada, a ideia da campanha seria mostrar “que você não pode viver sem um plano”. O Minha Operadora separou algumas imagens que foram divulgadas em revistas, jornais, pontos de ônibus, outdoors e no site oficial da operadora nos países em que atua.
Outra campanha veiculada na grande mídia do Canadá convida a população a “ligar sem medo” para seus amantes secretos durante as férias – a campanha incluiu o beijo de dois homens que mantinham relações as escondidas. O comercial chegou a ganhar um prêmio por uma associação não governamental de Toronto.
Sobre operadora móvel virtual
Muitos ainda se questionam sobre o que é de fato uma operadora móvel virtual (ou MVNO). Basicamente uma MVNO é uma operadora que utiliza a rede de uma outra operadora tradicional. Já que ela já tem a cobertura, para conseguir mercado a operadora virtual deverá realizar investimentos em atendimento ao consumidor, vendas e marketing.
Nós já publicamos há algum tempo uma matéria explicativa sobre as MVNOs, você pode ler essa matéria com mais calma, sempre aqui.