A GSMA vai exibir a “Cidade Conectada” (Connected City) durante o Congresso Mundial de Comunicações Móveis (Mobile World Congress) que ocorrerá em Barcelona – Espanha, com a demonstração mais ambiciosa e inspiradora até agora, convidando os visitantes a explorar um ambiente realista da cidade e experimentar, em primeira mão, como produtos e serviços avançados de comunicações móveis estão melhorando nossas vidas progressivamente mais conectadas.
A “Cidade Conectada”, que atraiu 15.000 visitantes no ano passado e foi uma das atrações mais populares do Congresso Mundial de Comunicações Móveis, é viabilizada pelas parceiras da GSMA, as operadoras AT&T, Deutsche Telekom, KT e Vodafone. O objetivo é demonstrar, através de exibições interativas, como as conexões móveis inteligentes estão transformando os serviços de Cidades Inteligentes (Smart Cities), como os de educação, saúde, transporte, comércio, identificação e segurança, em experiências muito mais ricas e inteligentes. A “Cidade” também irá apresentar soluções da Accenture, Ericsson, General Motors, IBM, Huawei, Samsung e Synchronoss Technologies, entre muitas outras empresas.
“A conectividade móvel está moldando o mundo a nossa volta, viabilizando uma profusão de valiosos serviços sensíveis a contexto, que são disponibilizados imediatamente a consumidores e a empresas”, disse o CMO (chief marketing officer) da GSMA, Michael O’Hara. “O progresso dos dispositivos conectados e das comunicações máquina-a-máquina continua com força total. Neste ano, a “Cidade Conectada” é a nossa maior, mais ambiciosa e mais inspiradora exibição até agora e estamos convidando os visitantes a experimentar como a tecnologia móvel está impactando nossas vidas agora e como o fará em um futuro próximo”, declarou.
A “Cidade Conectada” da GSMA vai exibir as últimas inovações em comunicações móveis aos visitantes, tais como:
- Smart Sensing Shirts (Camisas inteligentes de sensoriamento) – Veja um time de jogadores de basquete conectados da PABA (Pay d’Aix Basket) usando as mais recentes roupas esportivas inteligentes de sensoriamento para monitorar e otimizar o desempenho.
- Future of the Connected Car (Futuro do carro conectado) – Explore as possibilidades dos serviços automotivos, através do uso da realidade ampliada.
- Security (Segurança) – Saiba como dispositivos móveis podem ser a ferramenta de acesso a todos os aspectos de sua jornada para o trabalho, incluindo abrir as portas de um carro conceitual, as trancas das portas da residência e entrar no prédio do escritório.
- Home control and monitoring (Controle de monitoramento da casa) – Experimente o controle e monitoramento unificado de residências através dos Serviços de Comunicações Ricas (RCS – Rich Communication Services), permitindo que seu sistema de alarme, termostato e câmeras de segurança trabalhem juntos.
- Healthcare (Tratamento de saúde) – Veja como os serviços RCS podem viabilizar consultas virtuais para tratamento de saúde, aperfeiçoar o acompanhamento de pacientes e manter seguros os dados do paciente, bem como habilitar dispositivos de monitoramento a serem usados no contexto de chamadas por vídeo em HD.
- NFC – A “Cidade Conectada” também vai demonstrar uma variedade de soluções digitais de comércio, baseadas em NFC, destacando aplicativos usados em pagamentos, lojas, transporte, identificação e acesso móveis, entre outros.
Algumas experiências das parceiras da GSMA em exibição na “Cidade Conectada”:
A AT&T Drive Studio vai exibir o AT&T Drive, uma solução ponta a ponta que a AT&T e seus colaboradores podem fornecer a fabricantes de todo o mundo, reproduzindo o Drive Studio dos EUA, inaugurado recentemente em Atlanta. O AT&T Drive é uma plataforma modular global que ajuda fabricantes de automóveis a produzir inovações para carros conectados. Na área da AT&T Drive Studio, a General Motors irá exibir um Opel Insignia 2014 e um Chevrolet Corvette Stingray 2014, cada um deles exibindo algumas das tecnologias e alguns dos recursos vindouros da marca para veículos conectados.
Entre as inovações para carros conectados expostas está o sistema Sensus Connect, habilitado pela Ericsson, que combina infotainment (entretenimento informativo), navegação e áudio, para uma experiência de dirigir mais segura e eficiente. A VoiceBox vai demonstrar a tecnologia de voz coloquial e linguagem natural através da navegação, mídia, infotainment, troca de mensagens e recursos sociais do carro conectado.
A AT&T Digital Life vai apresentar uma solução ponta a ponta para automação de residências e gerenciamento de energia, permitindo a provedoras de serviços globais oferecer uma solução com “rótulo-branco” (white-labeled). A AT&T Digital Life é uma solução de plataforma totalmente IP e totalmente wireless. A Digital Life International B2B Solution emprega o modelo de software como serviço da AT&T, habilitando flexibilidade e personalização para disponibilizar recursos prontos para uso a Provedoras de Serviços, permitindo a elas implementá-los para atender as necessidades de seus negócios.
A Clear Channel vai exibir o iHeartRadio, um aplicativo de rádio digital tudo-em-um, dentro da exposição do carro conectado. O aplicativo de transmissão contínua de música dá acesso instantâneo a mais de 1.500 estações de rádio ao vivo, criação de sua própria estação personalizada, etc., no painel de instrumentos.
Dentro do espaço da AT&T, a Samsung vai exibir diversos produtos, incluindo o Galaxy Note 8, o Galaxy Tab2 10.1″, o Galaxy Tab3 7″, o Samsung Zoom, acessórios e o Home Sync.
Como parte do ecossistema da “Cidade Conectada”, a Synchronoss Technologies vai exibir e demonstrar soluções de tecnologia que alimentam o estilo de vida conectada, com o Synchronoss Integrated Life™ e o Synchronoss Personal Cloud™. O Synchronoss Integrated Life é uma solução de plataforma na nuvem que habilita qualquer dispositivo a simplesmente e rapidamente ser ativado na rede e capacita usuários finais a utilizar dispositivos e redes de novas maneiras. O Synchronoss Personal Cloud é uma solução de nuvem pessoal com rótulo branco que permite às operadoras de comunicações móveis a fornecer aos assinantes recursos de armazenamento e sincronização de marca fora dos parâmetros convencionais.
Em conjunto com sua parceira IBM, a Deutsche Telekom vai exibir soluções inteligentes para M2M e para a Internet das Coisas (Internet of Things), incluindo:
- Smarter Stadium (Estádio mais inteligente): os fãs podem esperar uma experiência ainda mais estimulante em jogos e concertos, através de melhor gerenciamento do tráfego e ajuntamento de multidões, melhores medidas de segurança e instalações aperfeiçoadas.
- Smarter Retail/Food Tracing (Varejista mais inteligente/rastreamento de alimentos): Os consumidores podem obter mais transparência ao verificar a fonte dos alimentos, incluindo a localização de produtos frescos e suas rotas até a prateleira dos supermercados.
A KT também irá apresentar:
- g-Manual: esse aplicativo médico por comunicações móveis disponibiliza informações personalizadas sobre medicamentos adequados, doenças possíveis e outras informações úteis, com base nos dados do genoma pessoal do usuário inseridos em seu smartphone.
- Smart Home@Cloud: Uma solução digital intuitiva de controle da residência fornece serviços de segurança inteligente e medição engenhosa, usando apenas um hub domiciliar e serviços de nuvem.
- NFC Media Pole: polos inteligentes de mídia que combinam NFC com sinalização digital, fornecendo filmes, cupons, ingressos, música e anúncios em smartphones habilitados por NFC. Haverá 65 NFC Media Poles da KT instalados no Congresso Mundial de Comunicações Móveis, na Fira Gran Via.
- Pushing the telephone wire to its limits (forçando o fio do telefone a seus limites): A primeira solução de internet do mundo que usa os atuais fios de telefone para fornecer velocidades de transferência direcional de mais de 200Mbp.
Junto com suas parceiras Accenture, Huawei e BMW, a Vodafone M2M vai demonstrar alguns de seus produtos e soluções essenciais:
- Smart Retail (Varejista Inteligente) – Saiba como a tecnologia M2M pode criar gabinetes inteligentes de varejo, habilitar anúncios digitais dirigidos e reduzir custos e consumo de energia.
- Smart City (Cidade Inteligente) – Descubra como a vigilância remota, iluminação de ruas controlada remotamente e monitoramento de depósito de água estão viabilizando a “Cidade Inteligente”.
- Automotivo – Entenda como o M2M está moldando o futuro da indústria automobilística com soluções para o carro conectado.
- Saúde – Veja como as soluções mHealth estão treinando trabalhadores da saúde no Quênia e melhorando as comunicações entre pacientes, profissionais de saúde e dispositivos médicos. Faça uma turnê pela cidade Neste ano, a GSMA aperfeiçoou ainda mais a experiência da “Cidade Conectada” com o lançamento de uma série de “Jornadas pela Vida Conectada” (“Journeys through the Connected Life”), turnês temáticas pela “Cidade” para satisfazer interesses pessoais como “Cidades Inteligentes”, saúde, educação, varejo, transporte, identificação e segurança. Através dessas jornadas, os participantes podem fazer o download de “Guias da Cidade Conectada” em seu smartphones ou tablets para absolver as experiências mais relevantes para eles. O download dos “Guias da Cidade Conectada” também pode ser feito de um dos muitos Pontos “Tap-n-Go” de NFC (Near Field Communication – Comunicação de Campo Próximo) instalados na Fira Gran Via.
A “Cidade Conectada da GSMA” ficará localizada nos estandes 3A11 e 3A31 no Hall 3 da Fira Gran Via, e ficará aberta durante o horário de exposições do Congresso Mundial de Comunicações Móveis, de segunda-feira (24), à quinta-feira (27 de fevereiro de 2014). A “Cidade” fechará às 16h, na terça-feira, para uma recepção privada.
O Congresso Mundial de Comunicações Móveis será realizado de 24 a 27 fevereiro, na Fira Gran Via em Barcelona. Para mais informações sobre o Congresso Mundial de Comunicações Móveis de 2014, incluindo como participar, expor ou patrocinar, visite o site do evento www.mobileworldcongress.com. E claro, também acompanhe todas as novidades que forem relevantes para o mercado brasileiro aqui no Minha Operadora.