A Anatel coloca à disposição da sociedade os resultados do 5º ciclo de avaliação dos planos de melhorias das prestadoras do serviço móvel pessoal, relativo aos meses de agosto, setembro e outubro de 2013.
Os dados do 5º ciclo confirmam a tendência de redução nas reclamações recebidas na Agência relativas a rede, bem como o aumento gradual na quantidade de municípios atendendo as referências dos indicadores.
Em 2012, após verificação de decréscimo na qualidade da prestação do serviço de telefonia móvel, a Anatel decidiu suspender a comercialização de novos chips para as prestadoras que apresentaram o pior desempenho por UF e impôs a todas as prestadoras a obrigação de apresentação de um plano nacional de ação com medidas capazes de garantir a melhoria na qualidade do serviço.
A Agência tem feito avaliações trimestrais da evolução de resultados e, à partir de agosto de 2013 passou a divulgar os dados coletados em cada município brasileiro. O objetivo dessa publicação é permitir que o usuário tenha, de forma fácil e transparente, acesso aos dados de desempenho de sua operadora e das concorrentes, de forma a permitir a avaliação da evolução da qualidade e a comparação entre os resultados das empresas. O acompanhamento e avaliação dos resultados ocorrem por meio da coleta de informações realizada pelos fiscais da Anatel em cada município brasileiro.
Em novembro de 2013, a Agência ainda determinou às empresas que atuassem em Unidades da Federação (UFs) e em municípios cujos resultados estavam mais distantes dos parâmetros de qualidade. A avaliação dos resultados nessas UFs e municípios será realizada quando ocorrer a publicação do 6º ciclo, correspondente aos meses de novembro de 2013 a janeiro de 2014.