Agora à pouco no inicio da madruga divulgamos para você todos os dados do resultado financeiro da Oi. Agora, falaremos um pouco da Portugal Telecom, que também divulgou seus números. A Portugal Telecom registrou lucro líquido de 25,9 milhões de euros no quarto trimestre de 2013. A cifra representa a parcela atribuível aos controladores e exclui as participações que o grupo possui nas brasileiras Oi e Contax. Frente ao mesmo período de 2012, houve queda de 35,3%.
O declínio veio principalmente com um resultado financeiro pior, um forte volume de provisões para pagamento de impostos sobre o lucro, e com a queda na demanda por prestação de serviços da operadora de telefonia. A receita líquida do grupo português caiu 2,9% no trimestre e terminou o período em 735,7 milhões de euros.
Ao mesmo tempo, a companhia continuou sofrendo com a baixa eficiência e viu seus custos recuarem apenas 1%, para 454,4 milhões de euros, em ritmo bem inferior ao do faturamento. O maior corte foi em salários e benefícios a funcionários, que caíram 5,9%, para 97,3 milhões de euros.
A Portugal Telecom observou ganho de 2,1% nos acessos a linhas fixas durante o trimestre, para 5,16 milhões de clientes. No segmento móvel, houve ganho de 3,9%, para 7,9 milhões de consumidores. A empresa também conseguiu crescer bem mais no pós-pago (40,2% de aumento, contra recuo de 2,7% no pré-pago) e elevou a participação dos serviços de dados no faturamento, de 34,2% para 36,3%.
O desempenho operacional garantiu bases para uma expansão mais rentável, mas os ganhos em geral com os serviços foram menores. A receita móvel para pessoa física caiu 1,5% e as vendas para a área corporativa caíram 12,8%.
A operadora decidiu retirar do balanço os números da Oi e da Contax, como parte dos preparativos para a fusão que vai resultar em novo grupo luso-brasileiro. No entanto, caso fosse consolidada, a receita líquida da Oi teria incrementado o total da Portugal Telecom em 95,8%.
Durante o trimestre, o grupo ainda encarou alta de 567% nos impostos sobre o resultado, que chegaram a 47,4 milhões de euros. A dívida líquida da portuguesa subiu 1,2% em bases anuais e terminou dezembro em 4,62 bilhões de euros.
Em 2013 como um todo, o lucro subiu 46,6%, para 331 milhões de euros, e a receita caiu 5,4%, para 3,08 bilhões de euros.
Com informações de Valor Econômico