A Vodafone possuía 44% de participação na SFR quando decidiu vender sua parte para o Grupo Vivendi em abril de 2011. |
O chefe da unidade de telecomunicações francesa da Vivendi SFR disse que planeja fazer parceria com a Vodafone da Grã-Bretanha, em um projeto de compartilhamento de rede.
“Nos próximos dias, vamos revelar uma parceria alargada com a Vodafone… [em que] os nossos clientes profissionais terão acesso à rede Vodafone em todo o mundo”, disse o diretor da SFR, Jean-Yves Charlier ao jornal Le Figaro.
No início deste mês, a Vivendi disse que tinha aceitado a oferta da Numericable pela SFR, o que daria a Vivendi pelo menos 13,5 bilhões de euros em dinheiro mais uma participação de 20% na nova entidade. O acordo coroou uma licitação entre Numericable, cuja empresa-mãe é a Altice e a Bouygues, terceira maior operadora móvel da França.
Mas Charlier disse que um projeto em andamento com a Bouygues para compartilhar uma rede móvel fora das zonas urbanas ainda era “estratégico” e que não seria ameaçada pela venda de Numericable.
“Vamos acelerar a implementação dos nossos projetos de compartilhamento em um sentido amplo: com a Bouygues Telecom em móveis e a Orange em fibras”, Charlier disse, referindo-se a um projeto para construir sua própria rede de fibra.
Operadoras de telecomunicações da Europa se voltaram para o compartilhamento de rede como uma forma de lidar com a intensa concorrência de preços que está reduzindo as margens de lucro nos principais mercados.
Com informações de iG.