16/11/2024

Brasil registra 18,58 milhões de assinantes de TV paga em abril

De cada cem domicílios brasileiros, vinte e oito possuíam o serviço contratado no mês.


O Brasil fechou abril de 2014 com 18,58 milhões de assinantes de TV paga. No mês, de cada 100 domicílios, 28,46 possuíam o serviço, segundo o indicador “Densidade dos Serviços de TV por Assinatura”, que é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais1.


Veja abaixo o número de assinantes e a densidade dos serviços de TV por assinatura em abril de 2014, por Unidade da Federação e por Região.

Números de Acessos em OperaçãoDensidade (Acessos por 100 domicílios)
Brasil18.576.47928,46
Região Norte807.33916,93
Rondônia75.71013,89
Acre31.58614,86
Amazonas291.00830,18
Roraima21.62615,70
Pará310.05114,26
Amapá31.87616,21
Tocantins45.48210,06
Região Nordeste2.210.28713,01
Maranhão155.1598,18
Piauí71.5507,62
Ceará372.10014,33
Rio Grande do Norte220.70921,42
Paraíba148.57312,46
Pernambuco397.87413,75
Alagoas119.24912,59
Sergipe76.25611,37
Bahia648.81713,75
Região Sudeste11.433.42240,36
Minas Gerais1.535.12322,99
Espírito Santo263.01621,06
Rio de Janeiro2.538.61344,76
São Paulo7.096.67048,43
Região Sul2.810.27528,13
Paraná930.82325,24
Santa Catarina655.88829,36
Rio Grande do Sul1.223.56431,67
Região Centro-Oeste1.315.15626,03
Mato Grosso do Sul195.69121,73
Mato Grosso227.96322,00
Goiás410.85318,96
Distrito Federal480.64954,30

Tecnologia

Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes por tecnologia, em que se destaca a participação majoritária da tecnologia via satélite.

Quantitativo de Acessos – TV por Assinatura (2014)


TecnologiaJaneiroFevereiroMarçoAbril
DTH11.235.22311.298.98511.406.57711.508.198
TVC6.907.4676.937.5026.981.8767.049.199
MMDS16.23215.79115.29815.401
TVA3.6673.3753.6793.681
Participação de Mercado – TV por Assinatura (2014)


TecnologiaJaneiroFevereiroMarçoAbril
DTH61,86%61,89%61,97%61,95%
TVC38,03%38,00%37,93%37,95%
MMDS0,09%0,09%0,08%0,08%
TVA0,02%0,02%0,02%0,02%

Grupos econômicos

Os grupos econômicos são compostos por operadoras que atuam em diversas áreas, com várias tecnologias.

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes do Brasil por grupos econômicos.

Quantitativo de Acessos – TV por Assinatura (2014)


Grupos EconômicosJaneiroFevereiroMarçoAbril
Telmex (Claro/Embratel/NET)9.729.3329.794.7289.875.3859.954.069
SKY/DirecTV5.417.1015.441.5085.480.3465.510.447
Oi831.833826.920828.276842.173
Vivendi (GVT)701.546717.941752.965776.477
Telefônica/Vivo591.509594.374596.832607.369
Big Brasil158.691159.073159.737159.772
Algar (CTBC Telecom)135.802135.121135.146134.742
NossaTV105.137106.820108.422110.370
Cabo49.15149.29448.18649.320
Prefeitura de Londrina/Copel16.14213.22012.40711.754
Outros426.345416.654409.728419.986
Participação de Mercado – TV por Assinatura (2014)


Grupos EconômicosJaneiroFevereiroMarçoAbril
Telmex (Claro/Embratel/NET)53,57%53,65%53,65%53,58%
SKY/DirecTV29,83%29,81%29,77%29,66%
Oi4,58%4,53%4,50%4,53%
Vivendi (GVT)3,86%3,93%4,09%4,18%
Telefônica/Vivo3,26%3,26%3,24%3,27%
Big Brasil0,87%0,87%0,87%0,86%
Algar (CTBC Telecom)0,75%0,74%0,73%0,73%
NossaTV0,58%0,59%0,59%0,59%
Cabo0,27%0,27%0,26%0,27%
Prefeitura de Londrina/Copel0,09%0,07%0,07%0,06%
Outros2,35%2,28%2,23%2,26%

Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 21 de maio de 2014 e podem sofrer alterações.

  1. A partir de janeiro de 2014, a densidade está sendo calculada com a revisão 2013 da projeção mensal da população realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Síntese de Indicadores Sociais – 2012, também do IBGE.
  2. A participação de mercado em fevereiro do grupo Telmex sofreu pequeno ajuste em relação aos dados divulgados anteriormente.
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