Foram ao todo nove semanas de promoção e a base de usuários do aplicativo saltou de dez milhões para dezesseis milhões de usuários. |
O aplicativo de mensagens Viber encerrou nesta quarta-feira (30/04) no Brasil a ação que permitia ligações gratuitas pela internet para telefones fixos no país e nos Estados Unidos. Durante nove semanas, a plataforma ganhou 6 milhões de usuários brasileiros, chegando a 16 milhões, e agora alimenta a expectativa de destronar o WhatsApp. “Por que não tomar a liderança no país em algum momento?”, questiona o gerente do Viber, Luiz Felipe Barros.
A “culpa” pelo cancelamento é dos usuários: segundo a empresa, o crescimento na troca de mensagens na última semana não superou os 25% estipulados.
Para continuar a combater o rival, o Viber estuda realizar ações similares à das ligações gratuitas e considera até repeti-la. Sem adiantar as ideias que passam por sua cabeça, o porta-voz se limita a dizer que a empresa será “agressiva” para “chacoalhar o mercado”. Segundo ele, a ação realizada recentemente pelo aplicativo foi a primeira do gênero no país.
Durante os últimos dois meses, o Viber registrou no Brasil 40 milhões de ligações gratuitas e 170 milhões de minutos de ligação, além do crescimento de pelo menos 25% no volume de mensagens de texto trocadas a cada sete dias. Nas 9 semanas em que a ação esteve no ar, conclui o executivo, o mensageiro cresceu 60% da base construída ao longo de três anos de atuação no Brasil.