Transmissão será feita em parceria com o canal por assinatura SporTV de três partidas realizadas no Maracanã. |
A Oi definitivamente é a mais nova queridinha das Organizações Globo, a operadora – em parceria com o SporTV, da Globosat – fará com a Oi TV a primeira transmissão no formato Ultra HD (4K) ao vivo no Brasil utilizando a tecnologia Direct to The Home (satélite). O primeiro jogo transmitido ao vivo será realizado durante a etapa das oitavas de final do torneio, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 28 de junho, às 17h. O acordo da Oi TV com o SporTV prevê também a transmissão de mais duas partidas realizadas no Maracanã: dia 04, às 13h (quartas de final), e a final do campeonato, no dia 13 de julho, às 16h.
Para antecipar esse novo momento no segmento de TV por assinatura, a Oi irá aproveitar os jogos da Copa do Mundo para fazer a primeira transmissão ao vivo em 4K por tecnologia DTH, além de fazer demonstrações de outros conteúdos no mesmo formato. As exibições serão realizadas para clientes, colaboradores e formadores de opinião e em eventos no Rio de Janeiro (Marina da Gloria) e em Belo Horizonte (Mercado Central), para públicos diversificados.
Além disso, também haverá transmissões em lojas da Oi nas onze capitais sedes da Copa, exceto em São Paulo. Para realizar a transmissão, a Oi TV também contará com parcerias com as fabricantes Sony (aparelhos de televisão), Sagemcom (decoders) e Broadcom (Chipsets).
O formato 4K tem uma resolução que pode chegar até 3840 x 2160 pixeis no total e garante uma definição quatro vezes melhor do que a dos aparelhos de televisão disponíveis atualmente no mercado com tecnologia Full HD, que chegam até 1920 x 1080 pixeis. A imagem em HD tem mais de 2 milhões de pixels enquanto a imagem em 4K conta com aproximadamente 8,3 milhões de pixels.
A maior quantidade de pixels revela detalhes que antes eram imperceptíveis e influencia diretamente na qualidade da imagem. Além disso, as taxas de contraste do novo formato também contribuem para melhorar a nitidez. Os recursos de rede e a banda necessária para transmitir também se multiplicam, devido ao novo padrão de codificação digital (HEVC), que melhora a compressão do sinal.
A alta definição da imagem que proporciona grande noção de profundidade e a qualidade do som do ambiente são os grandes diferenciais da transmissão no formato 4K, que podem provocar no telespectador uma sensação similar a de estar presencialmente no estádio.
O que dizem os executivos
“A iniciativa da Oi TV de fazer a primeira transmissão no formato 4K reforça sua estratégia de antecipar tendências para o mercado e oferecer sempre os serviços de telecomunicações mais modernos, e que garantam mais economia e conveniência para os clientes”, afirma Eduardo Aspesi, Diretor de Segmentos da Oi.
Por sua vez, Roberto Primo, da Globosat, fala que o Brasil está à frente da inovação. “A tecnologia Ultra HD é o próximo passo da TV, uma tecnologia absolutamente recente. E estamos entre os primeiros países a viabilizar produção e transmissão de conteúdo neste formato”.
“Ficamos muito satisfeitos em poder participar da primeira transmissão 4K por tecnologia DTH no Brasil, em especial, por poder levar as emoções da Copa do Mundo 2014 em altíssima definição para o público brasileiro” explica Carlos Paschoal, diretor de Marketing da Sony no país.
“A qualidade de imagem tem sido sempre um diferencial do Canal Campeão, e, para manter a vantagem, temos que acompanhar a vanguarda da tecnologia” afirma Pedro Garcia, diretor do SporTV.
Com informações de Convergência Digital.