Novidade foi apresentada pela japonesa NTT Docomo. Com a facilidade o usuário pode utilizar o mesmo chip em outros aparelhos rapidamente. |
Principal operadora de telefonia móvel do Japão, a NTT Docomo apresentou um dispositivo que separa o chip SIM do smartphone para que ele seja usado facilmente em outros aparelhos.
Chamado Portable SIM, o dispositivo tem o tamanho aproximado de um cartão (porém mais grosso) e é composto basicamente de chip, bateria, conexões Bluetooth e NFC. A ideia da empresa é diminuí-lo para que ele caiba em uma pulseira, facilitando seu uso – afinal, não faz muito sentido carregar um celular e algo quase do mesmo tamanho só por causa do chip.
Ao usar o Portable SIM, ele passa a ser responsável por fornecer as funções telefônicas. Como funciona com Bluetooth, basta tirá-lo de perto e o smartphone perde essa característica, permitindo que o usuário aproveite sua linha com outro aparelho.
A pessoa poderia, por exemplo, usar o Portable SIM para se conectar a um computador apenas aproximando o dispositivo à máquina, ao invés de digitar login e senha. E fica mais fácil usar um tablet compartilhado no trabalho, também, porque não é preciso abri-lo o tempo todo para trocar os chips dos usuários.
Credenciais como IDs, senhas e informações de compra ficam armazenadas no Portable SIM, que pode ser desativado a distância, em caso de perda ou roubo. O aparelho ainda não está à venda, porque a Docomo pretende estudar melhor a novidade a ponto de fazê-la funcionar com TVs, tocadores de música e até carros.
Em entrevista ao Tech in Asia, um representante da empresa contou que eles imaginam o recurso como um substituto do smartphone. “Você seria capaz de checar seu e-mail na tela de uma vending machine. Uma função de dinheiro eletrônico também poderia ser incorporada à pulseira, então se você quiser comprar um suco [com ela] você pode.”
Com informações de Olhar Digital.