Operadora americana já havia manifestado interesse em ativar uma rede LTE no Brasil ainda no período da copa. |
A Nextel iniciou nesta segunda-feira (16), a operação da sua rede de quarta geração (4G) no Rio de Janeiro. A capital fluminense é a primeira cidade a receber a nova tecnologia da operadora. Foram instaladas 300 antenas cobrindo 19 bairros cariocas. “Achamos que é o suficiente para os nossos clientes terem uma primeira experiência com 4G”, disse George Dolce, vice-presidente de marketing da Nextel.
A Nextel Brasil acredita que, há, sim, espaço para uma quinta operadora no país, em especial, para atender o cliente premium, que pode pagar mais de R$ 100,00 por serviços de telecomunicações.
A empresa criou um plano específico para quem quiser usar a rede 4G. O pacote custa R$ 129,99 e inclui, além do acesso à nova tecnologia, 4 GB de tráfego de dados, 400 minutos para chamadas para outras operadoras fixas e móveis, chamadas ilimitadas para Nextel e SMS ilimitado. “Temos uma cobertura competitiva de arranque e uma oferta comercial imbatível. Queremos repetir o sucesso que tivemos no 3G com o plano de R$ 99”, disse Dolce.
A Nextel tem registrado mais de 100 mil novos assinantes 3G por mês, liderando as adições líquidas no País ultimamente. Cerca de 20% dos seus novos clientes são provenientes de outras operadoras. Eles vêm trazendo seus números, com a portabilidade numérica. O executivo espera que a rede 4G atraia ainda mais clientes dos concorrentes. Um grupo que pode se interessar são as pessoas que compraram o iPhone 5 nos EUA: o aparelho é 4G, mas não funciona na frequência de 2,5 GHz, usada por Vivo, Claro, Oi, e TIM. Por outro lado, o aparelho consegue acessar o 4G na faixa de 1.800 MHz, adotada pela Nextel.
Em seu portfólio de aparelhos, a operadora tem entre modelos 4G o Samsung Galaxy S4 e os iPhones 5S e 5C. No caso destes dois últimos, a Apple já aprovou a rede 4G da operadora e vai liberar o acesso aos assinantes da Nextel na próxima atualização do iOS. Além disso, chegarão em breve dos novos modelos da Motorola compatíveis com 4G: as novas versões do Moto G e do Moto X.
O próximo passo da Nextel na expansão da sua rede 4G será a região metropolitana do Rio de Janeiro e depois para o resto do Estado. A empresa também comprou licença para uso da faixa de 1.800 MHz em Minas Gerais e em estados do Nordeste. Mas só levará o 4G para localidades onde já tenha uma rede 3G instalada. A rede 4G da Nextel utiliza equipamentos da Huawei, mesma fornecedora da sua rede 3G.
Indagado se haveria a possibilidade de a Nextel fazer um acordo semelhante ao firmado com a Vivo para o 3G – a Nextel está pagando R$ 1 bilhão à Vivo pelo uso da cobertura 3G em mais de 2700 municípios – Dolce diz que a possibilidade não está descartada,mas neste momento, a operadora investe em rede própria.
“O acordo com a Vivo é para o 3G apenas. O 4G estamos com a Huawei fazendo a nossa rede. O interessante do acordo com a Vivo é que temos relatórios com as cidades onde há maior procura fora da nossa área de cobertura. Estamos avaliando para ver essas localidades e apostar no 4G”, destaca.
A situação financeira da holding da Nextel (NII Holdings) não afeta os planos da operadora no Brasil, diz Dolce. Segundo ele, a empresa está, sim, buscando investimentos e se capitalizar para sustentar as operações, mas que, neste momento, não há a menor intenção de vender a Nextel Brasil,mas não descarta a entrada de novos acionistas. “Esses rumores ocorrem até porque há a questão financeira da holding. Há uma busca por mais capital. Mas não se fala em venda da Nextel Brasil”, diz.
Dolce informou ainda que, hoje, a Nextel registra mais de 100 mil novos assinantes 3G mensalmente, com cerca de 20% de clientes vindo de outras operadoras, interessados nos planos premium. A tele informa ainda que, nos quatro primeiros meses do ano,cresceu quase 900% comparado aos quatro primeiros meses de 2013, passando de 79 mil, para mais de 786 mil acessos 3G. “O nosso público-alvo é o cliente pós-pago premium, que pode pagar mais de R$ 100,00 e quer um serviço diferenciado. Acreditamos que há um espaço para ser conquistado nesse perfil de asssinante”.
Sobre o serviço tradicional de trunking, o diretor de Marketing da Nextel Brasil garante que a operadora não está desativando a rede IDEN. “Temos ainda 50 mil adesões/mês aos nossos produtos de rádio. Mas a tecnologia evoluiu e estamos, inclusive, com o serviço de rádio, por meio de aplicativo, com mais de 470 mil downloads, nos celulares 3G de mercado”, diz.
Com informações de Teletime e Convergência Digital.