Seguro oferece indenização em caso de desemprego ou acidente em forma de créditos para falar ao celular. Reprodução/Mapfre. |
A Vivo e a Mapfre Seguros foram notificadas pelo Procon-SP por cobrança indevida de seguro. De acordo com o órgão, foram recebidas dez denúncias de consumidores que constataram, nas faturas da Vivo, a cobrança do serviço “seguro” em nome da Mapfre. O valor variava entre R$ 5,90 e R$ 14,90.
De acordo com a assessora técnica do Procon, Andréa Arantes, algumas denúncias faziam menção a um seguro denominado “seguro conta protegida” e outras não especificavam. Ainda segundo as denúncias recebidas pelo órgão, o serviço não havia sido solicitado pelos clientes.
As empresas têm até as 17h de hoje (05) para apresentar a documentação ao Procon. Entre os papéis solicitados está uma cópia do convênio firmado entre ambas e documentos que detalhem de que forma é obtida a autorização dos consumidores para que haja cobrança em fatura.
Caso fiquem comprovadas as irregularidades, as empresas podem ser penalizadas com uma multa que varia de R$ 400 a R$ 7 milhões, de acordo com o porte da empresa.
O seguro oferecido pela Mapfre em parceria com a Vivo – “Conta Protegida” – oferece o benefício de o cliente ou um beneficiário receber crédito (entre R$ 280 e R$ 2.500) na fatura do telefone celular em caso de morte, acidente ou desemprego.
Procurada, a Telefônica/Vivo disse que “prestará todos os esclarecimentos cabíveis no prazo legal.”
A Mapfre Seguros limitou-se a dizer que “investe constantemente no aprimoramento dos seus serviços para melhor atender aos clientes e prestará os esclarecimentos necessários”.
Com informações de Valor Econômico.