Essa banca de revistas teve sua aparência completamente melhorada, em troca da exposição da marca da Vivo. |
Você já viu pontos de venda como bancas de jornal, farmácias, mercadinhos e restaurantes que mais parecem lojas das operadoras? Pois é, as empresas de telefonia vem investindo cada vez mais na exposição de seus produtos e serviços em lojas já conhecidas da população.
Por exemplo, em São José do Rio Preto (SP) quem está se beneficiando, por tabela, são os pequenos comerciantes. A estratégia de marketing agressiva de Claro, TIM e Vivo envolve a reforma ou melhoria das fachadas dos pequenos comércios, que ganham uma identidade mais moderna e ainda evitam essa despesa em seu orçamento. A contrapartida é oferecer o espaço para a propaganda da companhia.
É o caso do empresário Helder Augusto Carniato (na foto abaixo), da Planet Cel, que vende aparelhos celulares e oferece assistência técnica aos clientes. A TIM trocou a fachada da loja, consertou a parte elétrica do luminoso, que estava pifado e ainda forneceu alguns acessórios, como porta-celulares para dispor os equipamentos na vitrine. Carniato estima que o gasto da empresa tenha sido de R$ 2,5 mil. “Para nós é muito bom, além de economizar dá uma cara nova para a loja e os clientes ficam satisfeitos”, disse.
O diretor comercial da TIM para o interior de São Paulo, Daniel Pillman, afirmou que essa estratégia foi implementada em novembro do ano passado para aumentar a visibilidade de micros, pequenos e médios empresários. Em Rio Preto, 85 pontos de venda já tiveram sua fachada revitalizada e, até o fim o ano, o número deve chegar a 170. O investimento supera R$ 20 mil.
São lanchonetes, bares, pet shops, mercados municipais e outros pontos que tenham potencial de venda. “O empresário é estimulado a trocar a fachada, a padronizar com seu nome e estimula a venda de chip”, afirma. Com isso, aumenta a visibilidade do negócio e a penetração da marca na comunidade. Na área do DDD 17 a TIM tem cerca de 4 mil pontos de venda e 700 mil clientes, o que representa 24,06% do Market share. “A satisfação do parceiro é muito grande e o aumento na venda de chips, em alguns casos, chega a 37%, 38%”, afirma.
A Claro está investindo R$ 35 mil neste mês nesse tipo de ação em Rio Preto. Serão mais 11 pontos de venda (PDV) e uma banca. De acordo com a empresa, não será pago aluguel a oito dos 11 PDVS, que terão as fachadas renovadas com 60% do espaço para o lojista e 40% para a operadora. Para o mês que vem estão previstas parcerias com outros 10 comerciantes.
Além de dar maior visibilidade a marca, pois indica que o local comercializa produtos (recarga e chip) da empresa, esse tipo de mídia é uma forma interessante de ampliar a presença da marca na região e acaba sendo uma alternativa complementar eficaz aos trabalhos realizados em outdoor, busdoor e empenas (fachadas de prédios), por exemplo. Na área do DDD 17, a empresa tem 1,1 milhão de clientes e 39,64% do market share.