18/11/2024

Brasil registra 18,97 milhões de assinantes de TV paga em junho

De cada cem casas, vinte e nove assinam o serviço. Sky foi a única das grandes operadoras de TV a perder participação de mercado (-0,13%).



O Brasil fechou junho de 2014 com 18,97 milhões de assinantes de TV paga. No mês, de cada cem domicílios, 29,02 possuíam o serviço, segundo o indicador “Densidade dos Serviços de TV por Assinatura”, que é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais¹.


Veja abaixo o número de assinantes e a densidade dos serviços de TV por assinatura em junho de 2014, por Unidade da Federação e por Região.

Números de Acessos em OperaçãoDensidade (Acessos por 100 domicílios)
Brasil18.968.56429,02
Região Norte824.65917,25
Rondônia76.80114,07
Acre32.44715,22
Amazonas298.38630,86
Roraima21.63815,66
Pará317.58614,58
Amapá31.37915,90
Tocantins46.42210,24
Região Nordeste2.270.14913,34
Maranhão158.4528,34
Piauí73.8907,87
Ceará385.73314,83
Rio Grande do Norte228.67122,16
Paraíba150.07912,57
Pernambuco408.28714,09
Alagoas124.16813,09
Sergipe78.62911,70
Bahia662.24014,02
Região Sudeste11.681.75241,19
Minas Gerais1.562.89523,38
Espírito Santo268.69321,47
Rio de Janeiro2.579.70445,45
São Paulo7.270.46049,55
Região Sul2.842.74728,42
Paraná941.37725,49
Santa Catarina660.70629,51
Rio Grande do Sul1.240.66432,09
Região Centro-Oeste1.349.25726,64
Mato Grosso do Sul200.71822,24
Mato Grosso234.82722,61
Goiás421.64019,41
Distrito Federal492.07255,39

Tecnologia

Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias:


  • por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC e Fiber to the Home – FTTH²);
  • mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS);
  • na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA);
  • e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

Informamos também que nas planilhas de acessos por tecnologia, a Anatel inclui a partir de junho uma nova informação que são os acessos providos por meio da tecnologia FTTH. Essa informação foi acrescentada em todo o histórico de 2014 (janeiro a junho), por esse motivo os valores totais foram ajustados.

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes por tecnologia, em que se destaca a participação majoritária da tecnologia via satélite:

Quantitativo de Acessos – TV por Assinatura (2014)


TecnologiaJaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunho
DTH11.235.22311.298.98511.406.57711.508.19811.629.80211.731.297
TVC6.907.4676.937.5026.981.8767.049.1997.113.7607.159.588
FTTH40.20943.12547.92751.40356.76861.491
MMDS16.23215.79115.29815.40114.18412.799
TVA3.6673.3753.6793.6813.6813.389


Participação de Mercado – TV por Assinatura (2014)


TecnologiaJaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunho
DTH61,72%61,75%61,81%61,78%61,80%61,85%
TVC37,95%37,91%37,83%37,84%37,80%37,74%
FTTH0,22%0,24%0,26%0,28%0,30%0,32%
MMDS0,09%0,09%0,08%0,08%0,08%0,07%
TVA0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%

Grupos econômicos

Os grupos econômicos são compostos por operadoras que atuam em diversas áreas, com várias tecnologias.

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes do Brasil por grupos econômicos:

Quantitativo de Acessos – TV por Assinatura (2014)


Grupos EconômicosJaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunho
Telmex (Claro/Embratel/NET)9.729.3329.794.7289.875.3859.954.06910.035.57910.105.578
SKY/DirecTV5.417.1015.441.5085.480.3465.510.4475.578.8095.616.713
Oi831.833826.920828.276842.173863.088886.554
Vivendi (GVT)701.546717.941752.965776.477785.137799.311
Telefônica/Vivo591.509594.374596.832607.369617.910687.810
Big Brasil158.691159.073159.737159.772159.571159.195
Algar (CTBC Telecom)135.802135.121135.146134.742134.481133.282
NossaTV105.137106.820108.422110.370112.086113.748
Cabo49.15149.29448.18649.32049.09749.316
Sercomtel/Copel16.14213.22012.40711.75411.201
Outros426.345416.654409.728419.986414.468417.057


Participação de Mercado – TV por Assinatura (2014)


Grupos EconômicosJaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunho
Telmex (Claro/Embratel/NET)53,57%53,65%53,65%53,58%53,49%53,28%
SKY/DirecTV29,83%29,81%29,77%29,66%29,74%29,61%
Oi4,58%4,53%4,50%4,53%4,60%4,67%
Vivendi (GVT)3,86%3,93%4,09%4,18%4,18%4,21%
Telefônica/Vivo3,26%3,26%3,24%3,27%3,29%3,63%
Big Brasil0,87%0,87%0,87%0,86%0,85%0,84%
Algar (CTBC Telecom)0,75%0,74%0,73%0,73%0,72%0,70%
NossaTV0,58%0,59%0,59%0,59%0,60%0,60%
Cabo0,27%0,27%0,26%0,27%0,26%0,26%
Sercomtel/Copel0,09%0,07%0,07%0,06%0,06%
Outros2,35%2,28%2,23%2,26%2,21%2,20%
Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 28 de julho de 2014 e podem sofrer alterações.

  1. A partir de janeiro de 2014, a densidade está sendo calculada com a revisão 2013 da projeção mensal da população realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Síntese de Indicadores Sociais – 2012, também do IBGE.
  2. A partir deste mês, foram incluídas informações sobre os acesso de TV paga por meio da tecnologia Fiber to the Home (FTTH). Essa informação também foi incluída para os dados de janeiro a maio de 2014, o que resultou em ajustes nos dados publicados anteriormente.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários