Objetivo da empresa é se precaver e evitar que a GVT seja adquirida pela Telecom Itália. |
A Telecom Italia (controladora da TIM) e a Telefónica (controladora da Vivo) estão em concorrência direta para a compra da brasileira GVT, de acordo com fontes citadas pelo jornal italiano La Reppublica. Atualmente, a operadora de telefonia fixa do Brasil é controlada pela francesa Vivendi.
Segundo a publicação, a Telefónica decidiu entrar na disputa para evitar que a GVT caia nas mãos da Telecom Italia, que vinha estudando a compra da operadora brasileira há alguns meses.
O presidente global da Telefónica, César Alierta, já teria tentado informalmente fazer os italianos mudarem de ideia e não seguirem em frente com a operação, mas membros no conselho da Telecom Italia decidiram testar os esforços do grupo espanhol.
Depois de vários contatos com a Vivendi, a Telefónica teria pedido que alguns bancos de investimento internacionais preparassem uma oferta para contrastar com a da Telecom Italia.
A empresa italiana, por sua vez, conta com o apoio do Mediobanca e do Intesa Sanpaolo, mas ainda precisa de uma instituição bancária forte no continente sul-americano para continuar com o processo.
Com informações de Estadão.