Vendedores poderão concluir processos em qualquer ambiente da loja. Mais de três milhões de folhas de papel devem ser economizadas anualmente. |
Um sistema de venda sustentável, que coloca tablets nas mãos dos consultores de vendas em lojas de celular e soluções digitais promete revolucionar a experiência dos clientes de Telecom. Parece futurista para você? Na Vivo e na TIM esse projeto já é realidade.
Aumento de receita, redução de custo operacional, melhor experiência do cliente na loja e maior eficiência na qualidade do processo de vendas. Esses são os objetivos que estas operadoras esperam alcançar com a nova ferramenta, implementada para ativação de novas linhas. A tecnologia (embarcada em tablets) reduz o tempo de espera do cliente em até três vezes e já está disponível nas lojas de São Paulo e Curitiba. A expectativa da companhia é equipar a força de vendas de todas as lojas do Brasil até o fim do ano.
“Esse novo sistema traz excelentes benefícios tanto para os clientes, que esperavam até 30 minutos para ativar uma linha pós-paga, quanto para a companhia e seus revendedores, que poderão aumentar as vendas com o ganho da produtividade. Com esta nova solução, estimamos que cada loja poderá aumentar até 2,5 vezes sua capacidade de venda e atendimento”, afirma Lorenzo Lindner, COO da TIM Brasil.
A solução funciona integrada a um tablet, em substituição ao desktop utilizado no modelo anterior. Um importante diferencial é a captura inteligente e o armazenamento da cópia dos documentos do cliente por meio de uma tecnologia inovadora, além da coleta da assinatura do consumidor a partir do recurso touch screen na tela do tablet. O contrato, que antes era impresso e entregue em mãos, passa a ser enviado para o e-mail do cliente. Ao todo, o processo de ativação passa de sete para três etapas.
A TIM desenvolveu o novo sistema a pedido de uma fabricante de smartphones para possibilitar a comercialização de planos de voz e dados em sua nova loja no Rio de Janeiro, inaugurada em fevereiro deste ano.
Telefônica/Vivo
Com o processo, toda a operação para comercialização de diversos serviços nas 312 lojas da operadora, incluindo a assinatura do cliente, passa a ser digital – eliminando o uso de papel em todo o processo.
Assim como na TIM, a assinatura digital torna desnecessária a impressão do contrato e elimina o papel utilizado para fazer cópias dos documentos dos clientes, que são fotografados e armazenados em arquivo virtual. A estimativa é que sejam economizadas anualmente 3 milhões de folhas de papel. Os consultores, em vez de receber os usuários em mesas fixas, percorrem a loja com tablets para atender ao público em qualquer parte do ambiente.
Além de ser sustentável por evitar o uso de papel, o sistema promete reduzir o tempo de atendimento e permite o controle online de vendas, reduzindo também o tempo para ativação dos serviços e custos com gestão documental.
A implantação do novo sistema começou como um projeto piloto, em dezembro de 2013, na loja do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.
Com informações de Assessoria de Imprensa Telefônica/Vivo e Tecmundo.