Com a nova tecnologia muita coisa é melhorada, como ativação de vagas ou monitoramento dos veículos, por exemplo. |
Esqueça aquele velho modelo de estacionamento de rua, em que você tinha que comprar um talão inteiro ou uma folha no estilo “raspadinha” para deixá-la à mostra no carro. Bem-vindos à era dos estacionamentos online. Na esteira de um movimento que vem acontecendo em metrópoles de todo o mundo, o sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul em Florianópolis (SC) foi todo digitalizado e conta com a parceria da Vivo, que oferece conexão móvel para o sistema.
O serviço, lançado em março de 2014, atende 3.200 vagas para automóveis e 500 para motos na capital catarinense. Na prática, funciona assim: o usuário pode carregar seu cartão (smartcard) ou comprar tickets avulsos para ativar sua vaga em qualquer um dos 140 parquímetros (máquinas de autoatendimento) ou 100 pontos de vendas distribuídos pela cidade – todos conectados com chips da Vivo.
Por meio de uma parceria com a Dom Parking, empresa prestadora do serviço, a Vivo também está provendo conexão, por meio de chips da operadora, para os smartphones dos 150 funcionários fiscais responsáveis pelo monitoramento dos veículos estacionados e também pela recarga de ticket.
O sistema de estacionamento de Florianópolis possui ainda outras duas formas de ativação: por débito automático ou pelo aplicativo Minha Vaga, que permite gerenciar o saldo por meio de uma conta.
O interessante dessa tecnologia é que ela permite uma monitoria eficaz do sistema de estacionamento, localizando os monitores/parquímetros, identificando tempo de inoperância e tráfego e proporcionando à Guarda Municipal da cidade o acesso a informações dos veículos estacionados irregularmente.
Com informações de Assessoria de Imprensa Telefônica.