Grupo Telefônica|Vivo e Vivendi informaram que chegaram a um acordo sobre a negociação envolvendo a brasileira GVT. |
A multinacional espanhola Telefônica (controladora da Vivo no Brasil) comunicou ao mercado que as negociações com a multinacional francesa Vivendi (controladora da GVT no Brasil) foram concluídas nesta quinta-feira (18). A Telefônica/Vivo conseguiu comprar por US$ 9,29 bilhões (7,2 bilhões de euros) a totalidade da operadora de telefonia fixa, internet banda larga e tv por assinatura GVT.
Com o acordo firmado pela Telefônica com a Vivendi, a dona da Vivo pagará a até então dona da GVT o equivalente a 4,66 bilhões de euros em dinheiro vivo; além de 7,4% do capital da Telefônica Brasil após a incorporação das ações da GVT no grupo – participação avaliada em 2,2 bilhões de euros; e mais 5,7% de participação na multinacional italiana Telecom Italia (controladora da TIM no Brasil) que a Telefônica possui – participação avaliada em 1,01 bilhão de euros.
Com a GVT, a Vivo pretende tornar-se a maior empresa de telecomunicações do território brasileiro com a expansão dos seus serviços fixos para fora do estado de São Paulo, e explorando a união da marca de telefonia móvel Vivo com os serviços de banda larga e TV por assinatura atualmente prestados pela Global Village Telecom (GVT).
Agora o contrato firmado pelas companhias passará por análise de órgãos brasileiros como o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A previsão é que a transação seja concluída até fim do primeiro semestre de 2015.