18/11/2024

Brasil registra 19,24 milhões de assinantes de TV paga em agosto

O destaque ficou para o alto crescimento da Oi TV, que repetindo o sucesso de julho, foi a operadora que mais ganhou mercado (+0,20%). Claro TV e NET perderam juntas -0,02% de mercado e a Sky apresentou queda de -0,20% no mês. Desde maio esta operadora apresenta declínio no mercado de TV fechada brasileiro. Analise os relatórios. 



O Brasil fechou agosto de 2014 com 19,24 milhões de acessos de TV paga. No mês, de cada cem domicílios, 29,41 possuíam o serviço, segundo o indicador “Densidade dos Serviços de TV por Assinatura”, que é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais1.


Veja abaixo o número de assinantes e a densidade dos serviços de TV por assinatura em agosto de 2014, por Unidade da Federação e por Região. 

Acessos em operaçãoDensidade (Acessos por 100 Domicílios)
Brasil19.249.71629,41
Região Norte834.37517,42
Rondônia76.95314,07
Acre33.36515,61
Amazonas304.89831,45
Roraima21.51215,53
Pará320.38614,68
Amapá30.95715,63
Tocantins46.30410,20
Região Nordeste2.315.27113,59
Maranhão162.1388,52
Piauí75.6838,05
Ceará394.08915,14
Rio Grande do Norte235.58522,79
Paraíba151.19812,65
Pernambuco414.46014,29
Alagoas126.25113,30
Sergipe82.18412,21
Bahia673.68314,25
Região Sudeste11.826.89841,65
Minas Gerais1.583.35923,66
Espírito Santo273.12621,78
Rio de Janeiro2.607.55845,90
São Paulo7.362.85550,11
Região Sul2.899.25428,95
Paraná957.61825,90
Santa Catarina677.39230,18
Rio Grande do Sul1.264.24432,68
Região Centro-Oeste1.373.91827,06
Mato Grosso do Sul202.38922,38
Mato Grosso240.77923,13
Goiás430.50719,78
Distrito Federal500.24356,11

Tecnologia

Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias:

  • por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC e Fiber to the Home – FTTH2),
  • mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA),
  • e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes por tecnologia, em que se destaca a participação majoritária da tecnologia via satélite:

  Quantitativo de Acessos – TV por Assinatura (2014)

JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgosto
DTH11.235.22311.298.98511.406.57711.508.19811.629.80211.731.29711.788.40911.886.030
TVC6.907.4676.937.5026.981.8767.049.1997.113.7607.159.5887.216.8337.274.247
FTTH 40.20943.12547.92751.40356.76861.49167.15473.311
MMDS16.23215.79115.29815.40114.18412.79912.74712.787
TVA3.6673.3753.6793.6813.6813.3893.3893.341


Participação de Mercado – TV por Assinatura (2014)

JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgosto
DTH61,72%61,75%61,81%61,78%61,80%61,85%61,76%61,75%
TVC37,95%37,91%37,83%37,84%37,80%37,74%37,81%37,79%
FTTH0,22%0,24%0,26%0,28%0,30%0,32%0,35%0,38%
MMDS0,09%0,09%0,08%0,08%0,08%0,07%0,07%0,07%
TVA0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%

Grupos econômicos

Os grupos econômicos são compostos por operadoras que atuam em diversas áreas, com várias tecnologias.

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes do Brasil por grupos econômicos:
  Quantitativo de Acessos – TV por Assinatura (2014)

JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgosto
CLARO TV/NET9.729.3329.794.7289.875.3859.954.06910.035.57910.105.57810.177.14510.259.383
SKY5.417.1015.441.5085.480.3465.510.4475.578.8095.616.7135.616.6425.624.174
OI TV831.833826.920828.276842.173863.088886.554918.395964.395
GVT TV701.546717.941752.965776.477785.137799.311803.448821.018
VIVO TV631.718637.499644.759658.772674.678687.810700.747714.865
BIG BRASIL158.691159.073159.737159.772159.571159.195158.655157.096
ALGAR TELECOM/CTBC135.802135.121135.146134.742134.481133.282130.390127.974
NOSSATV105.137106.820108.422110.370112.086113.748115.308116.969
CABO49.15149.29448.18649.32049.09749.31649.06849.363
SERCOMTEL16.14213.22012.40711.75411.20103.6273.465
OUTROS426.345416.654409.728419.986414.468417.057415.107411.014

Participação de Mercado – TV por Assinatura (2014)

JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgosto
CLARO TV/NET53,45%53,53%53,51%53,44%53,33%53,28%53,32%53,30%
SKY29,76%29,74%29,70%29,58%29,65%29,61%29,42%29,22%
OI TV4,57%4,52%4,49%4,52%4,59%4,67%4,81%5,01%
GVT TV3,85%3,92%4,08%4,17%4,17%4,21%4,21%4,27%
VIVO TV3,47%3,48%3,49%3,54%3,59%3,63%3,67%3,71%
BIG BRASIL0,87%0,87%0,87%0,86%0,85%0,84%0,83%0,82%
ALGAR TELECOM/CTBC0,75%0,74%0,73%0,72%0,71%0,70%0,68%0,66%
NOSSATV0,58%0,58%0,59%0,59%0,60%0,60%0,60%0,61%
CABO0,27%0,27%0,26%0,26%0,26%0,26%0,26%0,26%
SERCOMTEL0,09%0,07%0,07%0,06%0,06%0,00%0,02%0,02%
OUTROS2,34%2,28%2,22%2,25%2,20%2,20%2,17%2,14%
Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 29 de setembro de 2014 e podem sofrer alterações.

  1. A partir de janeiro de 2014, a densidade está sendo calculada com a revisão 2013 da projeção mensal da população realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Síntese de Indicadores Sociais – 2012, também do IBGE.
  2. A partir deste mês, foram incluídas informações sobre os acesso de TV paga por meio da tecnologia Fiber to the Home (FTTH). Essa informação também foi incluída para os dados de janeiro a maio de 2014, o que resultou em ajustes nos dados publicados anteriormente.
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