Dados são de uma consultoria especializada em telecomunicações. Vivo liderou em cinco indicadores e a Claro em dois. |
Indicador | Líderes no | |||
1T14 | 2T14 | 3T14 | ||
Celulares | Fatia de Mercado | Vivo | Vivo | Vivo |
Crescimento Celulares | Adições Líquidas | Vivo | Vivo | Claro |
Banda Larga Móvel | Fatia de Mercado | Claro | Claro | Claro |
Receita | Receita Líquida | Vivo | Vivo | Vivo |
Crescimento da Receita | Crescimento da receita de serviços | Claro | Vivo | Vivo |
Receita p/ Cliente | ARPU | Vivo | Vivo | Vivo |
Cobertura | População Atendida com 2G, 3G e 4G | Vivo | Vivo | Vivo |
Nota: A ordem não reflete a importância dos indicadores. CTBC e Sercomtel não foram incluídas na análise.
Dados analisados pela consultoria em telecomunicações Teleco mostram que as operadoras Vivo e Claro foram as empresas de telefonia móvel mais bem sucedidas no terceiro trimestre de 2014 (julho – setembro). A consultoria mede desde 2007 o desempenho das operadoras de celular no Brasil através de sete indicadores: celulares (participação), crescimento, receita, ARPU, rentabilidade, qualidade e cobertura.
Em 2014, a Teleco revisou os indicadores considerados, introduzindo os indicares de banda larga móvel e crescimento da receita. O indicador de cobertura foi ampliado para incluir as várias tecnologias e os indicadores de qualidade e de rentabilidade foram retirados da lista. A Anatel não tem divulgado com regularidade os indicadores de qualidade e a margem EBITDA reportada pelas operadoras atualmente envolve as operações fixas e móveis e receitas de operações extraordinárias.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes sete indicadores no 3T14, seguindo parâmetros da Teleco.
Fatia de Mercado: Vivo lidera
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 3 º trimestre de 2014 (3T14) com 79,8 milhões de celulares e market share de 28,66%.
A Claro ganhou market share no 3T14 e as demais perderam.
– | Market Share | Variação do Market Share (pontos percentuais) | |||||||
1T13 | 2T13 | 3T13 | 4T13 | 1T14 | 2T14 | 3T14 | p.p. (TRI) | p.p. (3T14/3T13) | |
Vivo | 28,78% | 28,67% | 28,56% | 28,49% | 28,68% | 28,78% | 28,66% | (0,12) | 0,10 |
TIM | 26,98% | 27,17% | 27,17% | 27,09% | 27,02% | 26,91% | 26,89% | (0,02) | (0,28) |
Claro | 25,11% | 25,01% | 25,14% | 25,34% | 25,13% | 24,95% | 25,01% | 0,06 | (0,13) |
Oi | 18,74% | 18,71% | 18,64% | 18,52% | 18,49% | 18,53% | 18,47% | (0,06) | (0,17) |
A Vivo é a líder nas 3 regiões, em 11 das 27 unidades da federação e em 28 das 67 áreas locais (DDD).
– | Líder em Market Share no 3T14 | ||
Região | UF* | áreas locais (DDD) | |
Vivo | I, II e III | 11 | 28 |
Claro | – | 7 | 15 |
TIM | – | 7 | 18 |
Oi | – | 6 | 2 |
* Unidade da Federação
Este quadro não apresentou alterações no 3T14 em relação ao 2T14.
A TIM é a líder em market share de pré-pago e ampliou esta liderança no 3T14.
Pré-pago | 1T13 | 2T13 | 3T13 | 4T13 | 1T14 | 2T14 | 3T14 |
TIM | 28,5% | 28,8% | 28,8% | 28,9% | 29,1% | 29,2% | 29,4% |
Claro | 25,0% | 25,0% | 25,3% | 25,7% | 25,5% | 25,4% | 25,5% |
Vivo | 26,7% | 26,3% | 25,8% | 25,3% | 25,2% | 25,1% | 24,7% |
Oi | 19,4% | 19,6% | 19,7% | 19,7% | 19,8% | 19,9% | 19,9% |
Já no pós-pago, a Vivo continua ampliando sua liderança em market share.
Pós-pago | 1T13 | 2T13 | 3T13 | 4T13 | 1T14 | 2T14 | 3T14 |
Vivo | 37,1% | 37,8% | 38,9% | 39,8% | 40,6% | 41,3% | 41,5% |
Claro | 25,5% | 25,1% | 24,4% | 24,1% | 23,8% | 23,4% | 23,3% |
TIM | 20,8% | 20,8% | 21,0% | 20,6% | 19,9% | 19,3% | 18,7% |
Oi | 15,9% | 15,3% | 14,7% | 14,2% | 13,9% | 13,8% | 13,7% |
Nextel | 0,15% | 0,22% | 0,34% | 0,53% | 1,07% | 1,61% | 1,97% |
Crescimento: Claro lidera em adições líquidas no trimestre
A Claro liderou o crescimento no trimestre, seguida pela TIM.
– | Adições Líquidas (Milhares) | ||||||
1T13 | 2T13 | 3T13 | 4T13 | 1T14 | 2T14 | 3T14 | |
Claro | 1.070 | 164 | 960 | 1.272 | 45 | 27 | 860 |
TIM | 856 | 963 | 697 | 539 | 486 | 286 | 674 |
Vivo | (150) | 212 | 415 | 630 | 1.220 | 892 | 466 |
Oi | 256 | 215 | 305 | 203 | 363 | 502 | 346 |
Nextel | 80 | 41 | 73 | 124 | 339 | 367 | 268 |
A Claro liderou por ter apresentado um bom desempenho no pós e no pré-pago. A TIM liderou em adições líquidas de pré-pago e a Vivo em adições líquidas de pós-pago.
Banda Larga Móvel: Claro lidera em fatia de mercado
A Claro manteve a liderança em market share de banda larga móvel no Brasil no trimestre. A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em terminais banda larga e 4G.
Nota: considera apenas os meses de julho e agosto. A Anatel não havia divulgados estas informações para set/14 quando da publicação deste comentário.
Receita Líquida: Vivo lidera
A Vivo se manteve na liderança com uma receita de R$ 5,9 bilhões no 3T14 e crescimento de 3,5% na comparação com o 3T13.
R$ milhões | 1T13 | 2T13 | 3T13 | 4T13 | 1T14 | 2T14 | 3T14 | Cresc. Tri | Cresc. 3T14/3T13 |
Vivo | 5.636 | 5.540 | 5.739 | 6.086 | 5.759 | 5.824 | 5.938 | 2,0% | 3,5% |
TIM | 4.515 | 4.756 | 4.912 | 5.025 | 4.555 | 4.628 | 4.698 | 1,5% | (4,3%) |
Claro | 3.148 | 3.210 | 3.278 | 3.669 | 3.329 | 3.407 | 3.333 | (2,2%) | 1,7% |
Oi | 2.763 | 2.710 | 2.757 | 2.790 | 2.547 | 2.609 | 2.559 | (1.9%) | (7,2%) |
Nota: Receitas da Vivo não inclui receitas de interconexão da Vivo Fixo. Receita da Claro não inclui longa distância
As receitas das operadoras de celular estão sofrendo o impacto da redução do valor da VUM promovida pela Anatel.
Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera
A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços, seguida pela Claro.
ARPU: Vivo amplia liderança em ARPU
A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, contribuiu para o crescimento do ARPU da Vivo na comparação do 3T14 com o 3T13.
ARPU (R$) | 4T12 | 1T13 | 2T13 | 3T13 | 4T13 | 1T14 | 2T14 | 3T14 |
Vivo | 23,9 | 23,2 | 22,9 | 23,7 | 24,8 | 23,3 | 23,4 | 23,6 |
Oi | 21,5 | 20,5 | 20,0 | 20,5 | 19.9 | 18,5 | 17,7 | 17,4 |
TIM | 19,9 | 18,5 | 18,1 | 18,6 | 19,2 | 18,0 | 17,3 | 17,4 |
Claro | 16,0 | 15,0 | 15,0 | 15,0 | 16,0 | 15,0 | 15,0 | 15,0 |
ARPU Brasil | 20,4 | 19,3 | 19,0 | 19,5 | 20,1 | 18,9 | 18,6 | 18,6 |
O ARPU de dados da Vivo (R$ 8,9) representou 37,7% do ARPU total (R$ 23,6) no 3T14.
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação:
- Vivo e TIM incluem as receitas de longa distância, Oi e Claro incluem apenas a interconexão (VUM) associada a estas chamadas.
- Vivo não inclui receitas provenientes do próprio Grupo, como interconexão em chamadas fixo-móvel da Vivo Fixo. Oi e Claro incluem estas receitas no ARPU.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) Brasil apresentaram queda na comparação do 3T14 com o 3T13.
Minutos | 1T13 | 2T13 | 3T13 | 4T13 | 1T14 | 2T14 | 3T14 |
TIM | 145 | 148 | 150 | 149 | 140 | 137 | 136 |
Vivo | 123 | 116 | 125 | 135 | 135 | 129 | 132 |
Claro | 121 | 119 | 133 | 137 | 122 | 117 | 122 |
MOU Brasil | 130 | 128 | 136 | 140 | 133 | 128 | 130 |
Nota: Oi não divulga este indicador.
Cobertura: Vivo na liderança
A Vivo era líder em população atendida no 3T14, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. Ela liderava em população atendida com 3G (86,6%) e a Claro em população atendida com 2G (91,8%) e 4G (36,8%).
A Vivo liderava também em quantidade de municípios atendidos com 2G, 3G e 4G.
Lucro Líquido: Vivo tem o maior
Esse índice não é levado em consideração pela Teleco, mas é bom que você fique sabendo. No terceiro trimestre de 2014, a:
– Telefônica/Vivo lucrou R$ 1,022 bilhão
– TIM Brasil lucrou R$ 348 milhões
– Oi Brasil lucrou R$ 8 milhões
A Claro não divulgou seu lucro para o Minha Operadora.