O destaque mais uma vez ficou para a Oi TV, apresentando adições líquidas de mais de 90 mil novos acessos, seguida pela Claro TV/NET (80 mil), Vivo TV (20 mil) e SKY (9 mil). |
O Brasil fechou outubro de 2014 com 19,65 milhões de acessos de TV paga. No mês, de cada cem domicílios, 29,98 possuíam o serviço, segundo o indicador “Densidade dos Serviços de TV por Assinatura”, que é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais¹. Veja abaixo o número de assinantes e a densidade dos serviços de TV por assinatura em outubro de 2014, por Unidade da Federação e por Região:
Tecnologia
Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias:
por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC e Fiber to the Home – FTTH), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).
Veja abaixo a distribuição da base de assinantes por tecnologia, em que se destaca a participação majoritária da tecnologia via satélite:
Grupos econômicos
Os grupos econômicos são compostos por operadoras que atuam em diversas áreas, com várias tecnologias.
Lembrando que Telefônica refere-se a Vivo TV, e Prefeitura de Londrina/Copel refere-se ao serviço de TV da Sercomtel.
Veja abaixo a distribuição da base de assinantes do Brasil por grupos econômicos:
Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 5 de dezembro de 2014 e podem sofrer alterações.
- A partir de janeiro de 2014, a densidade está sendo calculada com a revisão 2013 da projeção mensal da população realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Síntese de Indicadores Sociais – 2012, também do IBGE.
Com informações de Anatel.