Dentre os principais investimentos está a ampliação de sua cobertura em 40 por cento. |
A Nextel Brasil vai dobrar seus investimentos no próximo ano, para US$ 1 bilhão (R$ 2,5 bilhões), e chegar com rede própria em mais 200 cidades (hoje ela cobre 500 localidades), informou Alfonso de Orbegoso, vice-presidente Jurídico e Assuntos Regulatórios. Ele admite que, embora as operações latinas sejam independentes da NII Holding, matriz que entrou em concordata pelo Chapter 11 norte-americano, e conseguiu negociar a dívida com os principais acionistas, a melhoria da situação financeira da controladora dá mais fôlego para as operações da América Latina.
A operadora, que tem ainda 2,7 milhões de clientes de trunking, não pretende fazer uma migração forçada de seus usuários para as tecnologias 3G – onde conta com 1,5 milhão de assinantes ou 4G, com 140 mil usuários no Rio de Janeiro. “Não há planos para migrar a base. É uma base muito leal à tecnologia”, completou.
Segundo o executivo, até o final deste ano estarão implementados todos os sistemas para comportar o acordo de compartilhamento de rede com a Vivo, acordo este que tem duração de cinco anos.
Orbegoso reiterou o interesse da empresa em adquirir a frequência de 1,8 GHz de São Paulo, que foi retomada pela Anatel depois da inadimplência da Unicel, para oferecer também a tecnologia 4G no estado.
Ele está bem otimista com o desempenho da operação brasileira – que cresceu cinco vezes na 3G em relação ao ano passado. E defende o papel da Anatel de continuar a preservar a competição. Acha que o mercado brasileiro comporta perfeitamente cinco empresas.
Quanto à migração das frequências de trunking da Nextel para a o celular, decisão que está para ser tomada pela Anatel, o executivo salienta que esta migração está prevista há vários anos, e que precisa ser concretizada, pois será melhor para o usuário. E lembra que, se a empresa não vai pagar nada pela frequência, como reclamam as operadoras de celular, passará a ter custos muito maiores para seguir as normas do SMP.
Leia também: Operadora Nextel inicia operação 4G
Com informações de TeleSíntese.