22/12/2024

Vivo erra no regulamento e causa problema em oito estados

Confusão acontece no regulamento da promoção Vivo Tudo, que informa velocidade de 500 kbps após o consumo da franquia, mas a rede da operadora continua reduzindo para 32 kbps.
A operadora Vivo causou um grande problema nos estados da área 10 do SMP (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte), Paraná e Santa Catarina. No regulamento disponível no site da promoção Vivo TUDO para essas regiões, a operadora informou – e ainda informa – que, a internet teria uma franquia de 100 MB por semana e, ao atingir o limite especificado, a velocidade padrão de 5 Mbps seria reduzida para até 500 kbps. Já o upload foi descrito como com uma velocidade padrão de 25 kbps, sendo que ao fim da franquia a velocidade seria reduzida para 25 kbps. Ou seja, não haveria alterações.

Para se ter uma ideia da esperança que isso criou nos clientes: após o término da franquia de algum pacote, a Vivo reduz a velocidade para até 32 kbps em todo o Brasil (com exceção de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que não possuem mais velocidade reduzida). Essa velocidade é menor do que a da clássica internet discada, que ocupa a linha telefônica e deixa os usuários esperando durante horas para baixar conteúdos. Portanto, 5 Mbps de velocidade padrão e depois 500 kbps de velocidade reduzida não seria nada mal.

O problema é que a empresa trocou erroneamente as informações disponíveis ao público:
A suposta “velocidade reduzida” de 500 kbps para o Nordeste inclusive foi informada aqui no Minha Operadora, junto com as novidades do Vivo Tudo. Vários usuários se cadastraram na oferta achando que poderiam utilizar uma internet mais rápida, mesmo após o consumo total da franquia do pacote escolhido. Doce engano!

Agora que o regulamento já passou tanto tempo disponível ao público no seu site, a Vivo só pode altera-lo com aviso prévio de 30 dias, segundo a lei vigente no Brasil. Até lá, é necessário cumprir as próprias regras que estabeleceu na promoção.

Entramos em contato com a assessoria da Vivo para saber o que será feito, mas até o momento não recebemos nenhum posicionamento da operadora.

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