Sky apresentou adições líquidas negativas durante o mês. Entenda em gráficos o desempenho das operadoras de TV. |
Analise o gráfico de adições líquidas* do setor de televisão por assinatura abaixo:
Apesar de termos divulgado o gráfico acima com as adições líquidas de NET e Claro TV separadas, só fizemos isso para facilitar o entendimento de quanto cada operadora cresceu de fato. Como você já deve saber, Claro, Embratel e NET estão unindo aos poucos suas operações, e a participação de mercado delas no Brasil já é computada para apenas um conglomerado, o América Móvil. NET e Claro TV juntas formam, portanto, o maior grupo de TV por assinatura do país, com 10,5 milhões de clientes. A Sky contabiliza 5,6 milhões, Oi (1,2 milhão), GVT (870 mil) e Telefônica/Vivo (759 mil).
Veja abaixo a participação de mercado, em porcentagem, das principais prestadoras de TV:
Ao todo, o Brasil possui 19,81 milhões de acessos. Isso significa que de cada 100 casas, 30,20 possuíam o serviço de televisão paga em novembro de 2014**.
* Adições Líquidas é medida pela subtração do número de clientes de uma empresa no mês anterior, em comparação com o mês analisado. Com essa medição podemos saber se uma operadora ganhou mais clientes do que perdeu, ou vice-versa.
** O cálculo de densidade domiciliar é baseado em projeções de população medidas pelo IBGE.
Leia também: Claro foi a operadora celular que mais conquistou clientes em novembro