Conglomerado formado pela Net e Embratel liderou o número de adesões no mês de dezembro e ano de 2014. Analise o desempenho das operadoras com detalhes em gráficos. |
Dentre as operadoras que cresceram durante o último mês do ano, estão Net/Embratel (com adição de 53.843 clientes), GVT (20.734) e Algar Telecom (1.118). As demais principais empresas de banda larga fixa perderam clientes. Foram elas: Telefônica/Vivo (-392.560), Oi (-10.463) e TIM Fiber (-1.983).
Entenda melhor no gráfico de adições líquidas abaixo:
Como concessionárias do serviço de telefonia fixa brasileiro, Oi (todo o Brasil, exceto São Paulo) e Telefônica/Vivo (no estado de São Paulo), vem perdendo espaço para operadoras com redes mais avançadas e ainda em processo de expansão, como as da GVT e da NET. O serviço de fibra da TIM também vem ganhando espaço no mercado de SP e RJ, apesar de ter tido adições líquidas negativas no final do ano.
Se juntarmos os clientes da NET e Embratel – ambas do Grupo América Móvil – temos a maior provedora de banda larga nacional, com 7,5 milhões de usuários. A banda larga da Oi vem logo em seguida no segundo lugar (6,5 milhões). Depois vem Telefônica/Vivo (4,1 milhões), GVT (2,9 milhões) e Algar Telecom (414 mil).
Durante o ano de 2014, o setor de banda larga fixa apresentou crescimento de 7,13%. Só as cinco principais operadoras do serviço do país conseguiram incluir mais de 1,35 milhão de consumidores. O desempenho só não foi melhor por causa da perda de clientes apresentada pela Vivo Speedy. No entanto, acreditasse que o mal desempenho desta operadora não tenha afetado a inclusão digital dos paulistanos (área de atuação da Telefônica), já que essa perda na realidade trata-se de uma migração de clientes para novas empresas que estão instalando cabeamento nas cidades antes só atendidas pela Vivo.
No ano passado, a NET Vírtua junto com a Embratel realizaram a maior quantidade de instalações de internet, e a Algar Telecom, a menor.
* O resultado de adições líquidas é calculado levando-se em conta o número de novos clientes que uma operadora conquistou, subtraído pelo número de cancelamentos registrados no período analisado.
Leia também: Claro TV fechou 2014 com fuga surpreendente de clientes
Celular: Claro volta a liderar ganhos de clientes em dezembro