Sky também perdeu assinantes. Em contraste, Oi TV foi a que mais cresceu. Analise os detalhes em gráficos. |
Questionado pela mercado sobre o péssimo desempenho registrado em dezembro, a Claro explicou que o motivo de ter despencado no setor de TV por assinatura foi devido a um corte feito pela operadora das assinaturas de clientes mal pagadores. O Minha Operadora publicou uma reportagem na semana passada mostrando que a inadimplência dos consumidores com as operadoras de telecomunicações havia aumentado durante o ano passado.
Apesar do desempenho sofrível da Claro, a Net reagiu melhor do que a sua coligada, ajudando o Grupo América Móvil – que no setor de TV paga é representado pela NET e Claro TV no Brasil – a consolidar a primeira colocação na fatia do mercado de TV por assinatura com 10,1 milhões de assinantes. O grupo é seguido pela Sky (5,6 milhões), Oi (1,3 milhão), GVT (881 mil) e Telefônica/Vivo (770 mil).
Levando em conta todas as empresas que operam no país, o Brasil fechou 2014 com 19,58 milhões de assinaturas de TV ativas, ante 18,20 milhões de assinaturas registradas em 2014, um aumento de 7,6% no número de instalações. Se compararmos os dados de dezembro de 2014, com os números do mesmo período de 2013, o crescimento chega a 8,7%.
Só considerando as cinco principais operadoras de TV fechada, o segmento atraiu quase 1,5 milhão de consumidores no ano passado. Com exceção da Claro (por causa do mal desempenho em dezembro, como já relatado acima), todas as outras principais operadoras apresentaram crescimento no acumulado geral de 2014. Sendo a NET a que fez mais instalações, e a Vivo a que fez menos.
* O resultado de adições líquidas é calculado levando-se em conta o número de novos clientes que uma operadora recebeu, subtraído ao número de cancelamentos realizados no período analisado.
Leia também: Oi TV foi a operadora mais assinada em novembro