Todas as operadoras ganharam clientes em março, com exceção da Oi. |
As principais operadoras do mercado de TV Paga adicionaram novos clientes à base. A GVT foi a que mais ganhou terreno, conquistando 22.903 clientes novos. A NET se saiu na segunda colocação em crescimento de acessos, somando novos 19,949 usuários. Depois vem a Claro (12.901), Vivo (9.263) e Sky (1.441). A Oi, pelo terceiro mês seguido, continuou tendo um desempenho ruim, perdendo 22.697 consumidores do seu serviço de televisão.
Veja o gráfico de adições líquidas* abaixo para ter uma noção melhor do que aconteceu em março:
Claro e NET fazem parte do Grupo América Móvil no Brasil (que inclui também a Embratel). Se somarmos o desempenho dessas duas, o conglomerado foi o que mais adicionou clientes à base de assinantes: 32.850. Diante da força da recém formada Claro S.A. no setor de TV paga, ambas as empresas possuem juntas o equivalente a 10,26 milhões de clientes, sendo o maior grupo de TV paga do país. A NET/Claro é seguida pela SKY – na segunda colocação do ranking mercadológico – com 5,68 milhões de usuários. Depois vem a Oi (1,23 milhão de assinantes), GVT (939 mil) e Telefônica/Vivo (790 mil).
É bom lembrar que se a GVT já tivesse sido incorporada as operações da Vivo (o que deve ocorrer até o final do semestre), o Grupo Telefônica seria o terceiro maior grupo de TV por assinatura do Brasil, com 1,72 milhão de clientes e 8,75% de participação de mercado, ocupando o lugar que hoje é da Oi.
* O resultado de adições líquidas é calculando levando em conta o número de novos clientes que uma empresa conquistou, subtraído pelo número de cancelamentos registrados no período analisado.
Leia também: Oi TV volta a perder assinantes em fevereiro. Veja os dados
Com exceção da Oi, todas as teles ganharam clientes em fevereiro