Vivo foi a que mais se destacou em análise de uma consultoria de telecomunicações, liderando em oito indicadores. Oi não é citada. |
A Vivo liderou em oito dos dez indicadores do celular acompanhados pela consultoria em telecomunicações Teleco no 1º trimestre de 2015 (1T15). A Claro e a TIM lideraram nos outros dois indicadores.
A Consultoria iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014.
Em 2015, estão sendo introduzidos três novos indicadores: Pré-pago, Pós-pago e Receita de Dados.
Indicadores | Líder no 1T15 | ||
1 | Celulares | Market Share | Vivo |
2 | Pré-pago | Market Share | TIM |
3 | Pós-pago | Market Share | Vivo |
4 | Crescimento Celulares | Adições Líquidas | Vivo |
5 | Banda Larga Móvel | Market Share de 3G/4G | Claro |
6 | Receita | Receita Líquida | Vivo |
7 | Receita de Dados | Rec. Dados/Rec. de Serviços | Vivo |
8 | Crescimento da Receita | Cresc. da receita de serviços | Vivo |
9 | Receita p/ Cliente | ARPU | Vivo |
10 | Cobertura | População Atendida com 2G, 3G e 4G | Vivo |
Nota: A análise considera apenas as quatro maiores operaoras: Vivo, TIM, Claro e Oi.
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes dez indicadores no 1º trimestre de 2015 (1T15).
1) Market Share Celulares: Vivo lidera e recupera liderança na região I
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 1º trimestre de 2015 (1T15) com 81,9 milhões de celulares e market share (participação de mercado) de 28,9%.
Vivo e Claro ganharam market share no 1T15, TIM e Oi perderam.
Market Share | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 1T15 |
Vivo | 28,68% | 28,78% | 28,66% | 28,47% | 28,89% |
TIM | 27,02% | 26,91% | 26,89% | 26,97% | 26,73% |
Claro | 25,13% | 24,95% | 25,01% | 25,33% | 25,39% |
Oi | 18,49% | 18,53% | 18,47% | 18,14% | 17,78% |
A Vivo retomou a liderança em market share na Região I (formada pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, com exceção de Acre e São Paulo), que havia perdido para a TIM no 4T14.
A Claro tomou da Oi a liderança no DDD 71 (Salvador).
– | Líder em Market Share no 4T14 | ||
Região | UF* | áreas locais (DDD) | |
Vivo | I, II e III (+1) | 11 | 28 |
Claro | – | 7 | 16 (+1) |
TIM | (-1) | 9 | 19 |
Oi | – | – | 4 (-1) |
* Unidade da Federação
2) Market Share Pré-pago
A TIM é a líder em market share de pré-pago, mas perdeu market share no 1T15. Já Vivo e Claro ganharam market share no trimestre.
Pré-pago | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 1T15 |
TIM | 29,1% | 29,2% | 29,4% | 29,7% | 29,3% |
Claro | 25,5% | 25,4% | 25,5% | 26,0% | 26,2% |
Vivo | 25,2% | 25,1% | 24,7% | 24,2% | 24,8% |
Oi | 19,8% | 19,9% | 19,9% | 19,6% | 19,3% |
3) Market Share Pós-pago
A Vivo é a líder no pós-pago, mas perdeu market share no trimestre. TIM e Nextel ganharam market share.
Pós-pago | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 1T15 |
Vivo | 40,6% | 41,3% | 41,5% | 41,8% | 41,6% |
Claro | 23,8% | 23,4% | 23,3% | 23,1% | 22,9% |
TIM | 19,9% | 19,3% | 18,7% | 18,5% | 18,7% |
Oi | 13,9% | 13,8% | 13,7% | 13,5% | 13,2% |
Nextel | 1,07% | 1,61% | 1,97% | 2,23% | 2,62% |
4) Crescimento celulares: Vivo lidera em adições líquidas no trimestre
A Vivo liderou o crescimento no 1T15 com mais que o dobro de adições líquidas da segunda colocada (Claro).
– | Adições Líquidas (Milhares) | |||||
4T13 | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 1T15 | |
Vivo | 630 | 1.220 | 892 | 466 | 115 | 1.942 |
Claro | 1.272 | 45 | 27 | 860 | 1.470 | 835 |
TIM | 539 | 486 | 286 | 674 | 843 | 29 |
Oi | 203 | 363 | 502 | 346 | (509) | (530) |
Nextel | 124 | 339 | 367 | 268 | 220 | 308 |
A Vivo liderou em adições líquidas de pós e pré-pago.
A Claro foi a segunda colocada em adições líquidas de pré-pago enquanto TIM e Oi apresentaram adições líquidas negativas neste segmento.
A TIM surpreendeu no pós-pago, ocupando a segunda colocação em adições líquidas no trimestre.
5) Banda Larga Móvel: Claro lidera em market share
A Claro manteve a liderança em market share de banda larga móvel no Brasil em jan/15, último mês para o qual a Anatel havia divulgado estas informações quando a consultoria Teleco produziu esta análise.
A Claro lidera em market share de aparelhos 3G e a Vivo em 4G e terminais banda larga.
6) Receita Líquida: Vivo lidera
Nota: A Oi não havia divulgado este dado para o 4T14 na data de publicação deste comentário.
A Vivo se manteve na liderança com uma receita líquida total de R$6,2 bilhões no 1T15 e crescimento de 8,4% na comparação com o 1T14.
R$ milhões | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 4T14 | Cresc. 1T15/1T14 |
Vivo | 5.759 | 5.824 | 5.938 | 6.219 | 6.243 | 8,4% |
TIM | 4.555 | 4.628 | 4.698 | 5.017 | 4.390 | (3,6%) |
Claro | 3.024 | 3.033 | 2.929 | 3.186 | 3.035 | 0,4% |
Oi | 2.547 | 2.608 | 2.559 | 2.812 | 2.637 | 3,5% |
Nota: Receitas da Vivo não inclui receitas de interconexão da Vivo Fixo. Receita da Claro não inclui longa distância
7) Receita de Dados: Vivo lidera
A Vivo é a operadora em que dados representa uma parcela maior de sua receita de serviço.
Nota: A Claro não divulga este indicador
A Vivo é também a operadora com a maior receita de dados (R$ 2,5 bilhões), seguida pela TIM (R$ 1,2 bilhões).
8) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Vivo lidera
Nota: A Oi não havia divulgado este dado para o 4T14 na data de publicação deste comentário.
A Vivo liderou o crescimento da receita líquida de serviços no 1T15, tendo sido a única das quatro operadoras a apresentar crescimento superior ao da inflação no período (IPCA= 8,1%).
As receitas das operadoras de celular estão sofrendo o impacto da redução do valor da VUM (taxa de interconexão) promovida pela Anatel.
9) ARPU: Vivo amplia liderança em ARPU
Nota: A Oi não havia divulgado este dado para o 4T14 na data de publicação deste comentário.
A base mais ajustada, com um critério de desligamento de pré-pago mais restrito, e o crescimento da receita de dados tem contribuído para evitar uma queda mais acentuada do ARPU (Receita Média por Usuário) da Vivo. O ARPU de dados da Vivo (R$ 10,2) está se aproximando do ARPU de voz (R$ 14,1).
ARPU (R$) | 4T13 | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 1T15 |
Vivo | 24,8 | 23,3 | 23,4 | 23,6 | 24,6 | 24,3 |
Oi | 19.9 | 18,5 | 17,7 | 17,4 | 18,7 | 17,7 |
TIM | 19,2 | 18,0 | 17,3 | 17,4 | 18,0 | 17,0 |
Claro | 16,0 | 15,0 | 15,0 | 15,0 | 15,0 | 13,0 |
ARPU Brasil | 20,1 | 18,9 | 18,6 | 18,6 | 19,3 | 18,2 |
Oi Varejo | 15,6 | 14,9 | 14,0 | 13,7 | 14,4 | 15,4 |
Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes na sua determinação. A Claro inclui apenas a receita de interconexão (VUM) associada às chamadas de longa distância.
Os minutos de uso mensais por usuário (MOU) do Brasil no 1T15 apresentaram queda na comparação com o 1T14.
Minutos | 1T14 | 2T14 | 3T14 | 4T14 | 1T15 |
Vivo | 135 | 129 | 132 | 141 | 130 |
TIM | 140 | 137 | 136 | 130 | 120 |
Claro | 122 | 117 | 122 | 123 | 81 |
MOU Brasil | 133 | 128 | 130 | 132 | 111 |
Nota: Oi não divulga este indicador.
10) Cobertura: Vivo na liderança
A Vivo era líder em população atendida no 1T15, quando se considera o conjunto das três gerações de tecnologia. Ela liderava em população atendida com 3G (87,1%) e em população com 4G (40,8%). A Claro liderava em população atendida com 2G (92,0%).
A Vivo liderou também em quantidade de municípios atendidos com 2G, 3G e 4G.
Com informações de Teleco.