Velox, da Oi, continua sofrendo com a crescente perda de clientes. Demais empresas mantiveram captação de novos usuários. |
O território brasileiro contava com 24,61 milhões de acessos de banda larga fixa no mês de abril de 2015. Isso quer dizer que 37,22% das casas do país já possuem acesso à internet de altíssima velocidade.
Em relação ao “mercado financeiro” de banda larga fixa, onde as maiores operadoras do país se digladiam para oferecer seus serviços e, obviamente, lucrarem, tivemos um bom desempenho de quase todas as teles, com exceção da Oi, que vem perdendo terreno cada vez mais, por motivos que todo mundo desconhece, ou não. O Oi Velox, serviço de banda larga da operadora brasileira, viu sua base de clientes diminuir, com a despedida de 28 mil deles.
Já as demais empresas de banda larga conseguiram crescer: as que cresceram de mais, como NET Vírtua e Embratel (obtiveram + 53 mil clientes), e Power GVT (+ 37 mil clientes); as que cresceram de menos, como Vivo Speedy (+ 9 mil), Live TIM (+ 6 mil) e Algar Telecom (+ 4 mil novos acessos).
Veja no gráfico interativo abaixo os números detalhados do setor:
Pouco muda na participação de mercado das operadoras, com a NET/Embratel e seus 7.78 milhões de usuários na liderança. Depois vem a Oi, dona de 6,45 milhões de acessos banda larga; seguida pela Vivo, com 4,09 milhões de clientes; GVT (3,08 milhões) e o Grupo Algar na quinta colocação, com 427 mil pontos de internet instalados. O número de acessos via outros provedores de internet subiram 0,33% de março para abril, esse crescimento significativo de um mês para o outro mostra que cada vez mais pessoas de áreas não urbanizadas – que ainda não contam com o serviço oferecido pelas maiores companhias telefônicas do país – estão obtendo acesso à rede mundial de computadores.
Uma observação: se o processo de fusão entre Telefônica Vivo e GVT estivesse concluído em abril, o Grupo Vivo/GVT seria o segundo maior do Brasil – no lugar da Oi – com 7,18 milhões de clientes.
Veja a seguir a fatia detalhada que cada empresa possui do mercado de banda larga fixa do Brasil:
* Adições líquidas são calculadas levando em conta o número de novos clientes que uma empresa conquistou, subtraído pelo número de cancelamentos registrados no período analisado.
Leia também: NET Vírtua/Embratel lideram crescimento da banda larga em março
Live TIM – ultra banda larga da operadora – lança oferta em nova campanha