Recém comprada pela Vivo, a GVT apresentou sua marca durante os quatro dias de evento da quarta edição da Campus Party Recife. |
Neste domingo, 26, as ruas da região metropolitana do Recife estavam bem movimentadas por causa dos visitantes da Campus Party 2015. É que chegou ao fim a quarta edição do evento na capital de Pernambuco. Foram cerca de 300 horas de programação dedicada ao futuro, com aproximadamente 224 palestrantes e 250 atividades sobre um pouco de cada área que está em acensão no ramo tecnológico. O evento contabilizou ainda um recorde: foram cerca de 60 mil visitantes durante os quatro dias. Desses, 4 mil eram campuseiros, 2.500 acampados.
A maior parte dos visitantes são de jovens entre 18 e 29 anos. Única alternativa ao maior evento de tecnologia do Brasil, realizado anualmente em São Paulo, a edição recifense conta principalmente com jovens do próprio estado de Pernambuco e de outros da região nordeste. O setor de Desenvolvimento teve o maior número de interessados, com 20,5% do total de inscritos na Campus. Em seguida vem o setor de Games (16,8%), Empreendedorismo (14,9%) e Segurança e Redes (7,6%).
Patrocinadora master do evento, a Vivo forneceu mais uma vez uma internet de primeira para os participantes. Dessa vez foram 20 Gbps de velocidade para quem quisesse usar – ante 10 Gbps oferecidos no ano passado – o suficiente para abastecer de internet uma cidade como Maceió e seus quase 1 milhão de habitantes tranquilamente. No encerramento do evento, a operadora promoveu a tradicional maratona “Internet das Coisas”, onde os inscritos receberam um kit wearable (vestível) com sensores para criar dispositivos e soluções tecnológicas para o cotidiano. Quem levou a medalha de ouro foi a dupla pernambucana do Smart Helmet – um capacete com monitoramento de impactos e geolocalização de profissionais em situações de alto contato físico, como policiais, esportistas e soldados.
O segundo lugar ficou com o pessoal do Rio Grande do Norte, que criaram o IF Box, que busca levar ao cidadão uma solução que utiliza o kit wearable como um aplicativo que favorece a criação de novas ferramentas sem a necessidade de conhecer detalhes de programação.
Um projeto de Goiânia completou o pódio: o Baby Safe, que monitora à saúde de crianças recém-nascidas, como os movimentos e posições do bebê, evitando danos como refluxo e outras situações de risco.
Agora, diante de tanta tecnologia e inovação, uma coisa chamou a atenção. A GVT, operadora de banda larga fixa com a maior velocidade do país (segundo último ranking produzido pela Netflix), estava presente no local com a sua marca estampada ao lado da marca Vivo em vários outdoors. A operadora recém adquirida pela Telefónica, controladora da Vivo, preparou ainda um site exclusivo para acompanhar o evento em tempo real. Utilizando a hashtag #GVTnaCampus, a empresa utilizou ainda as redes sociais para propagar pela primeira vez todos os detalhes de uma Campus Party Brasil, sendo Recife a cidade escolhida para dar largada a essa parceria. O youtuber, gamer e caster Rafael Nepô, foi o responsável por segurar o microfone da GVT, levando aos internautas um pouco de cada canto da CP Recife 2015.
Veja como foi um pouco do evento:
O encerramento de mais uma edição da Campus Party Recife teve direito a viral do pica-pau, robô dançante e batuques de maracatu, em homenagem a metrópole do Nordeste, sede do evento.
Leia também: