17/03/2025

Vivo/GVT e Embratel/NET conseguem crescer na telefonia fixa

Com a oferta de pacotes convergentes, operadoras ainda estão conseguindo apresentar crescimento em maio a um mercado “quase perdido”.

Mesmo em meio a um processo natural de abandono dos telefones fixos por parte dos consumidores de serviços de telecomunicações, existem operadoras que estão conseguindo crescer no setor. Utilizando estratégias para segurar e atrair os clientes, como o oferecimento de combos, onde a linha fixa – mesmo que nunca utilizada – fica atrelada a outros serviços muito utilizados pelo usuário a um preço especial. Todas as principais companhias de serviços fixos com operação no Brasil utilizam deste método, e algumas delas vem obtendo êxito.

Vivo, que se uniu com a GVT justamente de olho no seu crescimento surpreendente na telefonia fixa, viu sua base de linhas ativas disparar: mais 170 mil terminais foram adicionados durante o mês de setembro, segundo dados mais recentes divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As empresas do Grupo Telefónica obtiveram o melhor desempenho isolado num segmento em que a queda é a tendência. Mas não foi só a Vivo/GVT que se saiu bem. NET/Embratel, que também se uniram para dominar o mercado fixo, subiram em mais 24,1 mil clientes sua base de assinantes.
Mas os bons resultados no setor de telefonia fixa param por aí. A Oi, maior prejudicada com a saída inesgotável de pessoas do segmento, está em estado de alerta após não conseguir estancar a perda de clientes do Oi Fixo. Mesmo com a venda conjunta de banda larga e TV por assinatura à sua linha fixa, como fazem as concorrentes, a operadora brasileira viu -112,6 mil linhas fixas serem canceladas. A Algar Telecom também saiu perdedora, apresentando crescimento negativo de -2,6 mil telefones fixos.

A Oi ainda é, por pouco, a maior prestadora do Serviço Telefônica Fixo Comutado (STFC) do Brasil. Com 15,45 milhões de assinantes, a companhia possui 35% de participação de mercado. Mas está sendo ameaçada pela Vivo, que após a compra da GVT, está na cola da Oi, com 15,1 milhões de linhas telefônicas ativas e 34,3% de market share. Se o desempenho de ambas as operadoras se mantiver, a Oi será ultrapassada facilmente até o final do ano.

NET/Embratel são o terceiro maior conglomerado de linhas de voz fixas do país, dono 11,6 milhões de terminais (26,3%). E a Algar Telecom presta serviço para 945 mil clientes.

Em setembro, o Brasil possuía 44,19 milhões de telefones fixos em funcionamento. No acumulado dos últimos sete meses do ano (março à setembro), o setor perdeu -776,5 mil linhas. Mas apresentou um leve crescimento de agosto para setembro, último mês analisado pela Anatel.

De acordo com as métricas de densidade demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de cada grupo de 100 habitantes, 21,58 eram usuários do serviço de telefonia fixa em setembro. O serviço ainda está mais presente na região Sudeste, onde 31,47 de cada 100 pessoas utilizam a modalidade de comunicação, seguida da região Sul (24,61), Centro-Oeste (20,94), Nordeste (9,43) e Norte (7,89).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rogério Pires

As empresas tem que estar preparadas para solucionar os problemas, sejam eles específicos ou amplos de rede no menor tempo possível, afinal de contas, pagamos e caro por seus produtos e serviços. Como cliente da NET, felizmente não tenho do que reclamar, pelo contrário, a melhor empresa no quesito Tv por assinatura e Internet Fixa (opinião e experiência) particular e muito própria! Mas não pensaria 02x em trocar para a concorrência se houvesse algum problema mais sério! Resumindo… Fidelidade é relativo e no meu caso está intimamente ligada a uma boa prestação de serviço!!!

Marcello

É dona Net. eu disse que iam se dar mal, lembra? Em 2001. foi profético. Vocês são tão sujos que a galera está migrando em massa para os provedores regionais de fibra ótica. Estão tomando naquele lugar Net querida! SE ferraram e avisados foram. Bem feito, Bem feito, Bem feito. Estão colhendo o que plantaram. Me admira ainda ter imbecis que assinam, mas o país é plural, temos imbecis entre nós. Faz parte. Os provedores vão dar cabo da Net, quem viver verá. já estão dado pelo jeito…

Unknown

Como cliente da NET a mais de 15 anos não tenho o que reclamar… Problema todas as operadoras tem/terão porém ao longo dos anos tudo que tive de problemas técnicos foram resolvidos prontamente pela prestadora. É triste quando por má vontade de alguns funcionários mancha a reputação de uma empresa

Pedro Marinho

NET TEM QUE REMUNERAR MELHOR SEUS FUNCIONÁRIOS. SALARIO DESVALORIZADO CARGA HORÁRIO DESFASADO. NÃO EXISTE FISCALIZAÇÃO NAS TERCERIZADAS SÓ COBRANÇAS.

Lembre-se de sempre incluir um link para a fonte do texto que você está copiando!