Resultados de novembro da telefonia móvel revelam que só Vivo e Nextel apresentaram crescimento. |
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os primeiros dados referentes ao setor de telecomunicações neste ano. Essa primeira divulgação é referente ao setor de telefonia celular, que apontam uma queda chocante no número de clientes da TIM e da Claro. Apenas essas duas empresas viram quase 4,3 milhões de linhas serem desativadas.
A TIM perdeu 2.616.992 clientes. Ou seja, ao invés de ajudar a aumentar o número de clientes da empresa, o novo portfólio de planos da TIM com minutos em ligações para qualquer operadora do Brasil e pacotes de internet com mais franquia de dados, afugentaram milhões de clientes.
Já a Claro subtraiu 1.678.351 usuários. O desempenho até era esperado pelo setor, visto que a operadora não apresentou tantas novidades num mês em que duas de suas principais concorrentes utilizaram tiverem um maior destaque na mídia.
Outra empresa que se decepcionou com seus resultados foi a Oi Móvel. Depois de ter gastado milhões de reais para divulgar a sua nova oferta Oi Livre, que tem funcionamento similar a da TIM, com ligações para qualquer operadora e os maiores pacotes de internet disponíveis no segmento pré-pago, a Anatel informou que a empresa brasileira teve uma perda de 17.313 acessos.
Na contramão de todo esse desempenho negativo das suas concorrentes, está a Vivo. A empresa se esforçou para acompanhar o mercado lançando a promoção Vivo Tudo Turbo – que aumentou pacotes de internet e liberou ligações ilimitadas para números Vivo em todo o Brasil.
Porém, a companhia de telefonia se envolveu em diversas polêmicas, depois de o seu novo presidente, Amos Genish, ter feito algumas declarações, como que a Vivo nunca vai fazer parceria com aplicativos de mensagens instantâneas e não vai lançar ofertas com ligações para qualquer operadora. Além disso, a Vivo promoveu um grande aumento na tarifa de seus produtos e serviços.
Mas o grupo espanhol Telefônica realmente sabe o que faz, mesmo depois de ter sido visto negativamente por parte de seus clientes, a Vivo aumentou a sua participação de mercado em 0,48% em relação a outubro, depois de ter adicionado mais 55.277 clientes em novembro. Como o resultado operacional continua sendo satisfatório, é muito provável que a empresa permaneça com a sua linha de pensamento, apesar de desagradar a alguns.
O mês de novembro de 2015 fechou com o mercado brasileiro de telecom possuindo 269,59 milhões de linhas de celular. Sendo que:
- Vivo é líder, com 79,491 milhões de clientes.
- TIM é vice-líder, com 69,293 milhões de usuários
- Claro completa o pódio, possuindo 67,375 milhões de assinantes.
- Oi está no quarto lugar do setor, operando 49,202 milhões de linhas.
- Enquanto que a Nextel é dona de 2,5 milhões de acessos móveis.
Leia também: