O símbolo de bolha que conhecemos ganhou novos formatos e novas cores. Veja o primeiro comercial da Oi depois da mudança. |
A Oi mudou de marca? Sim, o logotipo que conhecemos não existe mais. A mudança foi anunciada nesta quarta-feira, 28, pelo próprio diretor presidente da empresa, Bayard De Paoli Gontijo, que estava acompanhado do seu diretor de varejo, Bernardo Winik. Segundo a companhia, a mudança quer tornar a empresa conhecida por ser “multiplicadora de conexões”, não apenas como uma simples empresa de telefonia. Trazemos neste artigo mais informações sobre o novo símbolo da Oi.
Os formatos foram desenvolvidos em terras estrangeiras, pelas agências de marketing FutureBrand e Wolff Olins. Só para a britânica Wolff Olins, a empresa pagou cerca de 1,8 milhão de reais (na cotação da libra atual), segundo a revista Veja.
Foram anos de trabalho até tudo ficar pronto. Em 2012, quando a Oi estava sob o comando de Francisco Valim, representantes das agências citadas chegaram a se reunir com o executivo e outros diretores da empresa para tratar do assunto.
As três cores da nova logo são roxa, verde e laranja, todas em degradê. Amarelo foi completamente abandonado. |
Apresentação para o público
Está estimado para quarta-feira, 30, que as primeiras impressões da nova logomarca comecem a chegar no meio de comunicação de maior alcance do Brasil: a televisão. Porém, tudo já começou a acontecer no meio digital. O site da operadora já traz uma chamada na página inicial, convidando os visitantes a conhecerem os princípios da nova identidade da Oi.
O primeiro vídeo de 30 segundos contendo a nova marca já foi lançado, e você pode conferir agora:
Com um estilo de ameba, a nova logo pode se esticar de forma infinita e se transformar em pelo menos 70 formatos diferentes. Isso rendeu, obviamente, diversos comentários de internautas, que fizeram comparações até com a gelatina infantil Amoeba. Além disso, o estilo degradê (modificação gradual de tons) foi apontado por muitos como ultrapassado.
Apesar de algumas críticas, a operadora parece confiar no profissionalismo dos designs das duas gigantescas agências contratadas. E, vamos combinar, muita gente adora reclamar, mas nem da área é. Resta saber como o público menos crítico vai encarar o impacto da primeira grande mudança da cara (ou rosto), o cartão de visitas da empresa.
Manual de Marca
Depois de quatro anos trancada a sete chaves, a Oi decidiu não só liberar a sua nova logomarca, mas também mostrar para todo mundo porque ela foi criada e como deverá ser usada pelos seus profissionais de comunicação (publicidade, imprensa e mídias sociais, por exemplo). Se tem interesse em entender melhor o universo da nova marca da Oi, basta ler o guia de identidade visual e verbal da empresa.
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