Bayard Gontijo apresentou novidades da Oi para jornalistas: mudança de marca e novo plano convergente marcaram o discurso. |
Pela primeira vez na história, Bayard Gontijo, presidente da operadora de telecomunicações Oi, apresentou uma nova marca para a empresa durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 28. Como a tendência de mercado hoje é acompanhar o mundo, que está em constante movimento, o tradicional logo amarelado dá lugar a novas cores e formatos, acompanhando o movimento e a fala das pessoas.
Segundo a operadora, a ideia de mudar o seu logotipo no mercado de varejo pela primeira vez, é poder associar a Oi como uma empresa que apresenta soluções de comunicação, e não apenas produtos. Ao invés de uma simples operadora de telecomunicações, a Oi diz querer ser vista como uma multiplicadora de conexões.
Variações da marca Oi. |
Em um ano difícil para a empresa como foi 2015 – em que a Oi terminou sua contabilidade anual com um prejuízo estimado em R$ 5,3 bilhões – a direção da empresa diz que 2016 marca o momento de voltar a “pisar no acelerador”.
Lançamento do plano Oi Total
Depois de um período de testes em 13 estados brasileiros (ES, GO, MS, MT, AC, AM, RO, RR, TO, RN, SE, SC e CE), no qual conseguiu atrair um total de 130 mil usuários, a Oi anuncia também que vai expandir a oferta “Oi Total” para todo o Brasil, com exceção apenas do estado de São Paulo. O Oi Total representa a busca da operadora de convergir todos os seus produtos – fixo, móvel, internet banda larga e TV por assinatura – numa única fatura e com uma única instalação. A meta é bater 1 milhão de clientes até o final de 2016.
Mais do que prestar serviços de telecomunicações, a Oi também quer transmitir conteúdo. Por isso, a plataforma midiática “Oi Play” – que permite aos clientes ter acesso a filmes, documentários e programas de canais parceiros da Oi em qualquer lugar, por meio de tablet, smartphone ou notebook – será de extrema importância.
O projeto final do Oi Total se deu graças a uma pesquisa de mercado que a operadora promoveu durante um certo tempo com consumidores de várias empresas de telefonia, em cinco estados. Foram analisados pontos como: que serviços essas pessoas utilizam, quais meios de comunicação mais usam para se relacionar com os outros, como é a forma de interação com cada aparelho e em que momentos do dia mais costumam utilizar os serviços de telecomunicações, bem como o tempo que passam conectados a eles.
Além da pesquisa de observação de certos grupos de consumidores, a Oi promoveu ainda um questionário com mais de 3,2 mil pessoas para chegar a preços ideais para o plano e suas categorias. Esse mesmo tipo de questionário foi utilizado pela companhia brasileira para desenvolver os novos planos “Oi Livre” (pré-pago), “Oi Mais” (pós-pago), Oi Mais Controle e Oi Mais Empresas.
Bernardo Winik, diretor de varejo da Oi, diz que:
“Os resultados obtidos nos estados onde o piloto foi realizado são bem expressivos. No projeto piloto do Oi Total registramos um aumento de 20% nas vendas do serviço de TV por assinatura. Em alguns canais de venda, 40% dos clientes que adquiriram os planos Oi Total não tinham qualquer produto residencial da Oi antes […] Estamos apostando no Oi Total para aumentar nossa penetração do mercado com a conquista de novos clientes e também para rentabilizar a base atual, com o aumento do número de serviços por usuário e incremento das ofertas. E consideramos os serviços de TV por assinatura e de banda larga âncoras dessa estratégia”.
Sobre São Paulo, Winik explica que até gostaria muito de entrar na casa dos paulistanos, “mas ainda há muito o que explorar no Brasil. Nesse momento não está no radar entrar em São Paulo. Não temos rede fixa lá, o que demandaria investimentos muito grandes”.
Oferta de lançamento
A nova marca, bem como o plano Oi Total, será apresentado e lançado para o grande público em rede nacional no dia 30 de março.
A Oi TV, sem dúvidas, é o grande trunfo da operadora nos novos pacotes Oi Total. Além de já possuir a vantagem de ter a maior quantidade de canais em alta-definição (HD) num pacote de entrada de televisão fechada, sistema de gravação por pen-drive, locadora virtual (Oi Filmes) e serviço de streaming (Oi Play), a Oi também é a única empresa a transmitir o sinal da TV Globo em HD para mais de 2 mil municípios do país.
Pensando em enaltecer a Oi TV, quem assinar a categoria Intermediária ou Avançada do Oi Total Residencial ou Oi Total Solução Completa, terá acesso gratuito aos seis canais de filmes da Rede Telecine e 10 canais da HBO, durante três meses. Já clientes das categorias Avançado e Top receberão um gravador digital sem nenhum custo, enquanto o contrato estiver vigente.
Plano é totalmente montável
De acordo com a Oi, o novo produto chega a 4.436 municípios. Mas em 442 cidades brasileiras existe a vantagem de haver viabilidade para internet com até 35 Mbps de velocidade. Destas, 322 contam apenas com os serviços fixos da Oi. Isso mostra o poder de infraestrutura que a empresa tem, e agora diz querer utiliza-lo da melhor forma possível.
Uma vantagem do Oi Total é a possibilidade de o cliente montar o plano de acordo com as suas necessidades, possibilitando que consumidores de diferentes classes econômicas possam ter acesso a ele, democratizando o acesso desses clientes aos conteúdos digitais e de comunicação.
Aumentar a velocidade da internet, por exemplo, é fácil. Se quiser 20 Mega, paga mais R$ 10 na conta; se quiser 25 Mega (R$ 20); enquanto 35 Mega custa R$ 30 mais caro. Isso depende, é claro, da disponibilidade técnica do local em que deseja ter o plano instalado.
No telefone celular, 10 GB a mais de franquia custam R$ 40 adicionais no plano. Incluir dependentes no Oi Total tem o preço de R$ 21 por pessoa. E cada ponto adicional na Oi TV é tarifado em R$ 24,90.
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