Em contraste, a SKY perdeu mais de 30 mil clientes em apenas um mês. Veja os números completos. |
Os dados do setor de televisão fechada referentes ao primeiro mês do ano de 2016 foram divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Eles mostram que a crise econômica vem fazendo os brasileiros cancelarem os seus serviços para se contentarem apenas com o conteúdo da TV aberta.
O IBOPE, instituto que mede a audiência da televisão no Brasil, revelou que houve um aumento de cerca de 6% na audiência de emissoras como Globo, Record e SBT (só para citar as três maiores empresas do setor). Enquanto isso, a Anatel revelou um dado negativo sobre a TV paga: um decréscimo de 51,3 mil assinantes somente durante o mês de janeiro de 2016.
Do número negativo que acabamos de informar, a SKY foi a maior responsável por ele. A empresa controlada pela companhia de telefonia americana AT&T perdeu 31,5 mil clientes.
O pior desempenho do setor veio acompanhado da queda de acessos de NET/Claro TV. O Grupo Telecom Americas, responsável pelas duas empresas, perdeu 22,2 mil assinaturas.
A Telefônica/Vivo já encontra dificuldades para fazer decolar o seu serviço de TV por assinatura depois da fusão com a GVT. O grupo viu 1,3 mil consumidores deixarem o serviço da GVT TV e Vivo TV (presente em SP).
Quem diria… na contramão de tudo, com um desempenho positivo, a Oi até que tentou salvar o setor! Mas os 7,9 mil clientes que a operadora conseguiu não foram suficientes para isso, tendo em vista que as suas concorrentes perderam muito mais assinantes.
Veja no gráfico abaixo o desempenho detalhado:
Agora você pode acompanhar como está a fatia de mercado das empresas do setor de telecomunicações clicando aqui. Este espaço será sempre atualizado com os dados mais recentes divulgados pela agência reguladora.
Leia também: