Na primeira reportagem da série que busca mostrar o lado social das operadoras de telefonia, você vai conhecer os projetos do Oi Futuro. |
As empresas de telecomunicações estão hoje presentes em todas as fases das nossas vidas. Elas nos conectam ao mundo pela internet, ajudam a matar a saudade pelo telefone, nos divertem e informam pela televisão por assinatura. Mas vão muito além disso, e é o que o Minha Operadora – site especializado no setor de telecom – quer mostrar com a nova série de reportagens “Teles do Bem”, que estreia hoje, 10 de abril.
“Esta matéria marca ainda a evolução do site para um layout 100% responsivo. Isto quer dizer que, a partir de agora, nossos leitores poderão consumir textos, imagens e vídeos de uma forma muito mais agradável, pois os elementos se adaptam a qualquer tamanho de tela.” – Vagner Santos, fundador do Minha Operadora.
Você já se perguntou qual o impacto positivo que as operadoras de telefonia tem na economia do nosso país? Segundo o SindiTeleBrasil, sindicato que representa as principais empresas do setor, as teles pagaram o equivalente a R$ 60 bilhões em impostos para os governos municipais, estaduais e Federal durante o ano de 2014. (Os dados de 2015 ainda não tinham sido fechados até o momento da publicação deste artigo).
Alunos do Oi Kabum! Rio de Janeiro recebendo certificado de conclusão de curso de língua inglesa. |
Na área educacional o Oi Futuro traz dois programas bastante conhecidos: Oi Kabum! (Escola de Arte e Tecnologia) e NAVE (Núcleo Avançado em Educação).
“O ambiente é muito acolhedor e acessível, inclusive para um dos professores que é cadeirante. É muito raro faltar materiais. A escola dispõe de tudo que um aluno, das linguagens oferecidas, possa precisar”, conta Mário Senna, aluno do Oi Kabum! Recife. Nesta unidade são oferecidos os cursos de Design, Vídeo, Fotografia e Computação Gráfica, em parceria com a ONG Auçuba e a Prefeitura do Recife.
Jo Mazzarolo, diretora de Jornalismo da Globo Nordeste, dá a sua opinião sobre a iniciativa: “Eu acho que toda discussão, toda conversa, todo tema discutido com alunos que estão com uma cabeça linda, maravilhosa e aberta pra conversa, ela é essencial para que haja a mudança que a gente quer, para que haja a mudança do meio em que a pessoa vive, o meio aonde ela circula e por consequência uma mudança no país”.
Museu das Telecomunicações
O Museu das Telecomunicações do Flamengo recebe visitas de terça a domingo, e é de graça. |
No Flamengo, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, está o Museu das Telecomunicações. Ele foi criado ainda na época da Telerj, em 1981, foi incorporado pela Telemar em 1997 e reformado pela Oi em 2007. Atualmente é aberto para visitação gratuita de terça a domingo, sendo o seu grande público formado por grupos escolares. No entanto, pessoas de todas as idades podem agendar uma visita.
Também existia um Museu das Telecomunicações em Belo Horizonte. Ele foi o primeiro “Museu do Telephone” criado no Brasil, em 1978. Devido a complicações financeiras, porém, o Oi Futuro encerrou alguns projetos em Minas Gerais, incluindo o famoso Teatro Klauss Vianna. No ano passado, artistas chegaram a fazer um protesto contra o fechamento do teatro.
“A segunda fase [do projeto], que se inicia em 2016, tem como objetivo a criação de um comitê que trate diretamente dos interesses das comunidades com representantes locais, para auxiliar as ações de sustentabilidade e continuidade do projeto”, prevê Thalita Maiani, coordenadora de comunicação do programa.
Foram selecionados ainda projetos como:
- “Um Olhar para a Cidadania” – sobre as conquistas, desafios e perspectivas das mulheres com deficiência visual no século XXI;
- “Rede Informa” – um aplicativo com informações de proteção e suporte à criança e ao adolescente em São Leopoldo (RS);
- “Varal Agência de Comunicação” – que democratizou a informação em comunidades pobres;
- projeto similar é o “Jovens Comunicadores da Amazônia: Democratizando o Acesso à Informação” – voltado para a região metropolitana de Manaus.
- Tem apoio até para a plantação de hortas comunitárias no Paraná.
Por meio do “Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados“, a empresa seleciona todos os anos peças de teatro, musicais, espetáculos de dança e audiovisual para apoiar. Você pode se envolver com os projetos apoiados pelo Oi Futuro. A melhor forma de ficar ligado na programação deste ano é baixando o aplicativo do programa para smartphones e tablets Android e iOS.