Sky é a única empresa a não carregar nenhum canal esportivo do Grupo Turner, dono do Esporte Interativo. Saiba a decisão do Conar. |
A operadora de televisão por assinatura SKY abriu um processo no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) contra o canal fechado Esporte Interativo, alegando que o EI está incitando os clientes a se voltarem contra a empresa de TV cobrando a presença da programadora nos seus pacotes de canais.
O Esporte Interativo respondeu à representação nº 075/16 alegando que as mensagens foram postadas nas redes sociais e que como não se caracteriza publicidade, não é mérito do Conar julgar o caso.
Durante o julgamento do caso, em maio, o relator Sérgio Pompilio desmentiu o Esporte Interativo ao reforçar que o Conar é sim o espaço adequado para a discussão, mas acabou decidindo por arquivo o processo da Sky por considerar que as mensagens do canal não feriram a “Respeitabilidade” estabelecida no Código Publicitário Brasileiro.
A Sky é a única empresa de TV fechada (das grandes) a não possuir nenhum canal da divisão de esportes do grupo de mídia norte-americano Turner no seu line-up, por isso, costuma sofrer há anos com críticas dos consumidores quanto a sua posição.
Em janeiro de 2013, por exemplo, nordestinos que queriam assistir a Copa do Nordeste (na época transmitida pelo EI), realizaram um ato de boicote à Sky nas redes sociais. Apesar de toda a manifestação, a operadora controlada pela AT&T (uma companhia também dos Estados Unidos) nunca cedeu à pressão.
Caso parecido aconteceu em abril, quando a Oi TV também processou a Fox pelo mesmo motivo: a pressão popular para fazer parte da sua grade de canais. O Conar também decidiu pelo arquivamento da representação. (Leia mais sobre isso aqui).
Leia também: