NET, Claro TV e Vivo TV foram as principais responsáveis pela queda de usuários no setor de televisão paga. |
A queda nos acessos da televisão fechada desacelerou em maio, mas segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o setor continua perdendo clientes. Dessa vez foram registrados 3.729 assinantes a menos, o que reduziu a penetração do serviço nas residências brasileiras em 0,02% em comparação com o mês anterior, agora chegando a 28,35% dos domicílios.
As grandes responsáveis por mais essa queda foram a Vivo TV (incluindo a ex-GVT TV), que perdeu 9.231 assinantes e NET/Claro TV, que juntas viram 3.339 clientes irem embora.
O desempenho da TV paga ficou mais ameno em maio graças ao bom desempenho da Oi TV, que voltou a liderar as adições líquidas, atraindo 10.315 famílias para a sua base. Depois vem a Sky, que conseguiu se recuperar e agora apresentou um saldo positivo de 5.723 pontos instalados.
Veja no gráfico interativo abaixo o desempenho completo das principais operadoras de televisão:
Com este desempenho, o Brasil possui atualmente 18,9 milhões de pontos legais de TV por assinatura.
Leia também: