Posso continuar com o mesmo número ao mudar de endereço? A operadora pode cobrar multa se onde eu for morar não tenha cobertura? Descubra as respostas. |
Quem já trocou de endereço sabe: é necessário levar a banda larga fixa, a TV
por assinatura e o telefone fixo para a nova residência. E quais são os direitos
que o consumidor têm nessa ocasião? Confira:
por assinatura e o telefone fixo para a nova residência. E quais são os direitos
que o consumidor têm nessa ocasião? Confira:
Banda larga fixa ou TV por assinatura
A prestadora deve transferir o serviço somente se atender à região
para onde você for. A instalação no novo endereço pode ou não ser
cobrada. O valor e o prazo para a mudança devem ser verificados
com a sua prestadora.
para onde você for. A instalação no novo endereço pode ou não ser
cobrada. O valor e o prazo para a mudança devem ser verificados
com a sua prestadora.
Telefone fixo
A prestadora tem no máximo 10 dias úteis para fazer a instalação e deve
lhe dar opção de data e turno – no período da manhã (7h às 12h) ou da
tarde (12h às 19h).
lhe dar opção de data e turno – no período da manhã (7h às 12h) ou da
tarde (12h às 19h).
Se a empresa cobrar pela instalação, o valor deve
ser menor que o preço da habilitação de uma linha no plano básico.
ser menor que o preço da habilitação de uma linha no plano básico.
Você tem direito a manter o mesmo número se, ao mudar de endereço, permanecer dentro da mesma área local (o município – ou, em alguns
casos, o conjunto de municípios – onde você está). Isso é chamado de
portabilidade.
casos, o conjunto de municípios – onde você está). Isso é chamado de
portabilidade.
As prestadoras podem oferecer, opcionalmente, atendimento no período noturno (18h às 23h). Veja se sua
prestadora disponibiliza esses horários!
prestadora disponibiliza esses horários!
Casos especiais
- Linhas comerciais: a solicitação deve ser atendida em até 72 horas.
- Linhas de pronto-socorro, posto de saúde ou prestador
de serviços de utilidade pública: o prazo é de até 12 horas. - Moradores de áreas rurais: o consumidor pode manter o número, mas deve estar em local com o mesmo DDD do endereço antigo. O período de instalação é de 90 dias. Essas obrigações só valem se
a prestadora atender à região.
Se a prestadora não atender ao seu novo endereço e você precisar cancelar
o serviço, fique atento e verifique se você estava em período de fidelização. Caso esteja, pode haver multa, mas o valor deve ser proporcional ao tempo
que faltava para a fidelização terminar e também ao desconto que você
obteve ao se vincular.
o serviço, fique atento e verifique se você estava em período de fidelização. Caso esteja, pode haver multa, mas o valor deve ser proporcional ao tempo
que faltava para a fidelização terminar e também ao desconto que você
obteve ao se vincular.
Com informações de Anatel.
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