Oi TV ganhou mais clientes do que a média nacional e liderou o crescimento do setor de televisão fechada, de novo. |
Foi divulgado, nesta sexta-feira, 12, relatório completo sobre o setor de televisão por assinatura no Brasil em junho. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), juntando o desempenho de todas as operadoras que operam no segmento, foram adicionados 4.595 novos usuários. É um crescimento tímido, mas que traz um certo alívio para as empresas, pois em 2016, esta é a primeira vez que a TV fechada ganha mais assinantes do que perde.
A Oi TV voltou a ser a queridinha do público, e apresentou adições líquidas muito maior do que a média nacional. No mês de junho, a Oi realizou 12.349 instalações de pontos. Claro TV e NET também expandiram suas bases, juntas, receberam 2.857 novos acessos. Com 2.722 clientes a mais, a base da Sky também subiu.
Por outro lado, a Vivo TV foi a única entre as gigantes a perder fatia de mercado. 6.006 clientes foram embora e o market share da empresa diminuiu 0,03%.
A chegada desse novo relatório mostra que o primeiro semestre de 2016 fechou com 18,9 milhões de contratos legais de TV paga ativos. Baseando-se em métricas de densidade populacional desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é como se de cada 100 residências do país, 28 tenham o serviço instalado.
Maiores operadoras de TV por Assinatura do Brasil:
- 1º Lugar: NET/Claro TV – 9,81 milhões de clientes (51,93% do mercado)
- 2º Lugar: SKY – 5,34 milhões de clientes (28,28% do mercado)
- 3º Lugar: Vivo TV – 1,76 milhão de clientes (9,32% do mercado)
- 4º Lugar: Oi TV – 1,2 milhão de clientes (6,39% do mercado)
Leia também: