![]() |
Vivo mostrou mais uma vez que é “rainha” e sabe o que está fazendo. Líder isolada em participação de mercado e ganhos de clientes em agosto. Veja os dados. |
Se tem uma operadora que a concorrência do setor de telefonia móvel precisa se espelhar, o nome dela é Vivo S.A.. Ela possui os planos mais caros, é verdade, mas ostenta uma infraestrutura de dar inveja a qualquer outra companhia, com “cobertura que chega aonde as outras não chegam”. Pelo visto, é disso que o consumidor brasileiro gosta – gastar mais para ter um serviço melhor. Por que estamos dizemos isso?
Novo relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontou que a Vivo foi a operadora que mais ganhou clientes no mês de agosto de 2016. Foram 87.510 usuários que se cadastraram em algum plano da empresa.
A Nextel, outra operadora considerada cara e que vende somente planos de conta (pós-pagos) também teve um saldo positivo de assinantes: 14.013.
Agora a TIM, quem diria, a empresa que quer ser “a operadora mais querida do Brasil“, vem amargando sucessivas derrotas, mesmo com planos e promoções mirabolantes e que oferecem benefícios nunca antes vistos no mercado. Atenção para a nova queda da TIM em agosto: 70.258 linhas desativadas ou migradas para a concorrência.
Outra que acompanhou a TIM nos planos generosos – com mais internet e minutos para outras operadoras – foi a Oi, e ela, coitada, também perdeu muitos clientes em agosto: -210.822.
A Claro é uma operadora intermediária, não sabe de qual lado fica. O nosso leitor Marcello tem razão ao observar, em comentário no nosso post anterior, que “a Claro precisa se decidir se copia a Vivo ou Tim/Oi. Tentar misturar as duas ficou bizarro!”. E pelo visto é isso o que mais pessoas acham. A Claro teve a maior perda de clientes de todo o setor de telefonia móvel no oitavo mês do ano: 335.985 usuários simplesmente abandonaram a operadora. Uma situação nada agradável, que deixa a TIM mais perto de recuperar a sua vice-liderança, perdida em junho.
Com apenas duas empresas sustentando o crescimento da telefonia móvel, é de se esperar que o setor tenha apresentado um mau desempenho nos 31 dias de agosto. Ainda de acordo com a Anatel, 492.357 linhas de celular deixaram de operar, totalizando 252.081.484 acessos. São 122,30 linhas para cada 100 habitantes.
Leia também:
A vivo se destaca por algumas fortes razões, cobertura da vivo é ótima, trabalho de marketing da vivo é perfeito! A vivo vem investindo em qualidade e inovação,tim grita aos quatro cantos do país ter a maior cobertura 4G, isto pode ser na teoria pois na pratica não é bem assim que funciona muitas cidades que dispõem de cobertura 4G da Tim, não funciona, qualidade péssima, até mesmo na capital paulistana já pude perceber o 3G atingia taxias mais altas que o 4G!na minha faculdade por exemplo criam um laboratório Crowdworking entre vivo, inatel e Ericsson para alunos laboratório top,… Leia mais »
A Vivo não é bem assim. Ela cobre um bom número de cidades porém só cobre o mínimo estipulado pela Anatel. Não coloca antenas 4G em todas as torres onde tem antenas de outras gerações, planos estão caríssimos em relação a realidade econômica do país e entre os mais caros do mundo. Se a Oi cair a Vivo vai a forra, vai mandar o cliente de baixa renda para aquele lugar e cobrar o que bem entender retornando a época do celular como bem de luxo.
A Vivo não é bem assim. Ela cobre um bom número de cidades porém só cobre o mínimo estipulado pela Anatel. Não coloca antenas 4G em todas as torres onde tem antenas de outras gerações, planos estão caríssimos em relação a realidade econômica do país e entre os mais caros do mundo. Se a Oi cair a Vivo vai a forra, vai mandar o cliente de baixa renda para aquele lugar e cobrar o que bem entender retornando a época do celular como bem de luxo.
Lógico, a Vivo cobra pela cobertura, pega em qualquer lugar, agora a Tim, Oi que tem os melhores planos, tem uma cobertura sofrível em cidades e rodovias então nem se fala. A Vivo sabe disso e põe seu preço. A Nextel cresceu também por usar a rede da Vivo. Más creio que com a Lei do compartilhamentos das antenas a coisa pode mudar um pouco. De qualquer forma, nós usuários, estamos lascados por esse monopólio disfarçado de livre concorrência.
A Vivo muito embora tem boa cobertura já anda pecando, pois expandiu sua rede 2G e 3G até certo ponto e parou. Segundo dados do site Teleco acessado em 18/10/2016, podemos constatar que a Vivo leva sua cobertura 2G a 3.757 municípios e mantém esse número desde 2014 sem expandir mais, ou seja, desde 2014 que ela parou e não tem interesse mais em expandir sua rede para outros municípios, são praticamente 2 anos, parou no tempo. Pode não parecer, mas é importante que a expansão do 2G seja feita enquanto o 3G não chega, pois muitos municípios só tem… Leia mais »
Não concordo que a Vivo seja isso tudo, não. Tem os piores planos, mais caros e a qualidade de sinal depende de um lugar a outro. Um exemplo, sou do Sul do estado do Rio, aqui quase todas as cidades da região, grandes pequenas, e até distritos, possuem ÓTIMA cobertura 4G da TIM. Em Volta Redonda, Valença, Barra Mansa e Rio das Flores a velocidade chega aos 50 MB. A Vivo possui 4G só nas maiores cidades e o 3G é péssimo nas demais. Só presta o 3G da Vivo num distrito onde minha avó mora, que apesar de ser… Leia mais »
A cobertura das operadoras é muito complicada de se chegar a um denominador comum. As vezes por diferença de apenas uma rua o sinal pode ser melhor ou pior. Infelizmente as operadoras tem em certas partes interesses em expandir sua rede, mas esbarra nas burocracias impostas pelo estado. Um exemplo de qualidade de sinal que posso relatar é o seguinte: a intensidade do sinal é maior na sala do que meu quarto que é logo ao lado. Por que isso? Devido a diversos fatores faz com que esse sinal não seja de qualidade em todos os cômodos. Isso também vale… Leia mais »
Galera da minha operadora, vcs poderia publicar alguma matéria para ver quem é líder no ddd 11 ? Ou nas principais capitais do BRASIL .. seria interessante. ABS
A tendência é a quantidades de acessos móveis continuarem despencando. A Vivo sempre cuidou de sua base pós, não congestionando sua rede com promoções agressivas. Eu já fui cliente dela no pós. Nada a reclamar. O que me fez desistir da Vivo não foi ela em si, mas sim a alta carga tributária que fez seus preços dispararem. Ela pode estar mantendo um crescimento ainda, mas chegará a hora da saturação e aí veremos o que ocorrerá, ainda mais com as fidelizações pós de dez/15 terminando agora no fim do ano. Estou testando uma linha da Tim e pessoalmente estou… Leia mais »
Vivo = para pessoas classe media e classe alta.
TIM = Ja foi para pessoas classe media/classe alta. Depois do infinity e do liberty se tornou popular.
Claro = Parece um pouco com a Oi e um pouco com a Vivo.
Oi = Tem cara de povao, cara de jovem. Consegue ser popular e jovem ao mesmo tempo.