TIM está utilizando três frequências no arquipélago. Operadora garante que 3 mil municípios brasileiros serão cobertos com internet 4G nos próximos 2 anos. Imagem: mapa da sessão Torres do Minha Operadora. |
A TIM tem mostrado que a região nordeste está no seu foco de investimentos para ampliação de cobertura. Dessa vez, a operadora escolheu a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, para ser a milésima localidade a receber a instalação da rede de internet móvel de quarta geração (4G/LTE). É a primeira vez que a população do arquipélago está tendo contato com a tecnologia.
Para cobrir Fernando de Noronha, a TIM teve que montar uma estrutura capaz de possibilitar uma comunicação de alta velocidade entre as suas duas antenas na ilha e o satélite da constelação O3b, principalmente porque a companhia está utilizando três sinais de radiofrequências diferentes para a transmissão: 700 MHz, 1,8 GHz e 2,6 GHz.
“Estamos oferendo o que há de melhor em infraestrutura de rede, com a combinação de três frequências diferentes para aumentar a capacidade e qualidade aos usuários”, disse o presidente da TIM Brasil, Stefano De Angelis, que comemorou ainda o atingimento da meta de 1 mil municípios com cobertura 4G em 2016. Em 2017, a TIM pretende dobrar esse número, atendendo mais de 90% da população urbana do país em 2 mil cidades, e para 2018 a meta é triplicar a cobertura atual.
Dados da Cobertura 4G no Brasil
- TIM – líder (1.000 cidades – 61,4% da população)
- Claro – vice-líder (383 cidades – 55% da população)
- Vivo – terceira colocada (244 cidades – 50,4% da população)
- Oi – quarta colocada (147 cidades – 45,7% da população)
- Nextel – lanterna (10 cidades – 5,1% da população)
Leia também: