As empresas de telefonia deixaram de oferecer a principal função, que é serviço de voz, para ampliar a atuação em TV por assinatura e internet banda larga. |
Pois é, não foi só nossa tecnologia que evoluiu, mas as operadoras de telefonia deixaram de oferecer sua principal função, que é serviço de voz, para também ampliar sua atuação em TV por assinatura e internet banda larga.
É curioso lembrar que até um tempo atrás, não muito distante, os brasileiros tinham que esperar a instalação ser feita pela operadora, até então estatal, e pagar um valor muito elevado na época para ter direito a uma linha telefônica, e quem não tinha condições recorria a um telefone público, conhecido popularmente como “orelhão”.
Com o passar dos anos, o celular foi ganhando força, mas quem ainda reinava era o telefone fixo, e junto consigo, as altas tarifas praticadas pelas companhias, chegando a cobrar R$ 4,00/min numa ligação interurbana, fazendo o consumidor medir e cronometrar suas palavras ao falar no telefone para não pagar muito caro no fim do mês.
Sabendo que essa ferramenta poderia ter um ótimo retorno financeiro, as operadoras começaram a investir e modernizar suas redes, instalando as tecnologias mais recentes, e incentivando seus clientes a experimentar e comprar aparelhos que navegassem com internet 2G/3G. Logo, os consumidores gostaram e passaram a usar celulares com essa função, mas como a franquia era pouca e cara, o método de comunicação barato e instantâneo foi o torpedo SMS.
Sendo assim, o termo “ilimitado” passou a fazer parte do vocabulário das telefônicas em suas propagandas, e se uma delas teimasse em retroceder ou fizesse alguma “pegadinha”, era boicotada pelos clientes e “linchada” pelas concorrentes.
Se tornando um caminho sem volta, e vendo seus consumidores sendo cada vez mais exigentes, as demais operadoras aos poucos começaram a lançar promoções, mas não muito inovadoras, apenas com o objetivo de manter seus clientes nas suas bases o máximo de tempo possível. Mas isso estava perto de terminar.
Celulares comuns foram deixados de lado e deram lugar aos smarthphones, que além de carregar funções semelhantes a um computador, foram incorporados rapidamente na vida das pessoas, e assim, vários apps foram lançados, utilizando a rede das operadoras para enviar mensagens, fazer ligações e chamadas de vídeo.
Recentemente, também vem aumentando as franquias de internet, além de oferecer torpedos e ligações ilimitadas on-net, ofertas essas já estabelecidas por todas as companhias. Com isso, quem ganha novamente é o consumidor, com mais opções e poder de escolha.
PDRTJS_settings_8528810 = {
“id” : “8528810”,
“unique_id” : “default”,
“title” : “”,
“permalink” : “”
};
(function(d,c,j){if(!document.getElementById(j)){var pd=d.createElement(c),s;pd.id=j;pd.src=(‘https:’==document.location.protocol)?’https://polldaddy.com/js/rating/rating.js’:’http://i0.poll.fm/js/rating/rating.js’;s=document.getElementsByTagName(c)[0];s.parentNode.insertBefore(pd,s);}}(document,’script’,’pd-rating-js’));