Ainda assim, setor de televisão por assinatura perdeu quase 10 mil acessos em comparação com o mês anterior. Saiba o motivo. |
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), informou que a Sky foi a operadora de TV por assinatura que mais conquistou clientes durante o mês de março deste ano. Foram registrados 88.051 novos clientes.
Ainda de acordo com a agência fiscalizadora, o grupo formado por NET e Claro TV ficou em segundo lugar no ranking de adições líquidas, atraindo 56.247 assinantes. Mas tem um detalhe: a NET recebeu 100.341 clientes da Blue TV, que foi vendida para o grupo América Móvil. Isso quer dizer que o desempenho orgânico de NET/Claro não foi positivo.
A Oi TV, única grande empresa a crescer nos últimos 12 meses (170.705), permaneceu apresentando bom desempenho em março ao adicionar 16.727 assinantes na base.
Por outro lado, a Vivo TV foi mal, e viu 13.653 usuários cancelarem seus planos de TV paga.
Em cálculos percentuais, pouca coisa muda. A Sky permanece sendo o destaque do mês, alargando sua base de clientes em 1,69% e a Vivo TV foi o mico do mês, descendo 0,82%.
- Sky (1,69%)
- Oi TV (1,25%)
- NET/Claro TV (0,58%)
- Vivo TV (-0,82%)
Desempenho geral
No total, o setor de TV por assinatura brasileiro fechou o mês de março de 2017 com 18,61 milhões de pontos legais instalados. Em comparação com fevereiro, isso representa uma queda de 9.989 acessos (-0,05%)
A saída de assinantes da Blue TV para a NET foi a principal causa dessa queda de acessos do setor. Como citamos no começo do artigo, 100.341 acessos foram migrados para a companhia mexicana. As operadoras regionais, de menor proporção, também contribuíram para a queda da TV fechada. Juntas, as essas pequenas empresas perderam 57.465 consumidores.
LEIA TAMBÉM: