Esperança de lucro às teles e benefícios aos clientes ainda com mensagens instantâneas convencionais, tecnologia RCS pode estar próxima de voltar ao Brasil. |
Pensando no futuro do SMS, o Google decidiu avançar mais um passo rumo a transformação para um serviço mais rentável, que beneficiará diretamente as telefonias móveis. Como já sabemos, as OTTs (over the top), como WhatsApp e Facebook Messenger, foram as grandes responsáveis por transformar a maneira como o brasileiro envia e recebe mensagens instantâneas. Porém, para a gigante da tecnologia, por que também não transformar o próprio SMS?
O Google RCS propõe exatamente isso. Como uma solução para mensagens multimídias, a ferramenta evolui o SMS por permitir a troca de mensagens não apenas de texto, mas também de vídeos, com imagens e interações. Apesar de já estar em uso em 58 operadoras ao redor do mundo, a novidade é que em breve ela será (re)lançada no Brasil, conforme afirmou o executivo de negócios para SMS da América Latina, Silvio Pegado, em entrevista para o portal Convergência Digital, na última semana.
A ideia do RCS é que ele não esteja relacionado à marca Google, e sim às teles. Trata-se de um produto das próprias operadoras, que valorize o SMS – aquele que, apesar de ter perdido a força entre grande parte dos usuários e clientes, ainda pode ser rentável no segmento corporativo.
Ainda segundo Pegado, além de trabalhar o sistema Android, a ferramenta, que tem como pilar o uso da computação em nuvem, também terá a Apple como uma integrante. Mais ainda, trabalhará a ideia dos chatbots, onde as marcas conversam com seus consumidores, e torna-se um modelo interessante para operadoras e fabricantes de celular.
Apesar de TIM e Claro já terem testado essa tecnologia há alguns anos, agora a expectativa é mais positiva em relação a adesão do RCS pelas operadoras. Conforme afirmou Pegado em outra recente entrevista, “o SMS tem benefícios imbatíveis: é universal, é uma plataforma nativa, com autenticação transparente e alcance global”.
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