Estudo levou em consideração a opinião de 7 mil brasileiros e apontou que clientes preferem Netflix do que TV paga. |
A empresa CVA Solutions, que recentemente divulgou dados indicando as operadoras de celular preferidas no Brasil, também lançou, nesta semana, uma pesquisa que revela a satisfação dos assinantes de TV por assinatura. Quer dizer, de insatisfação.
Realizado no mês de maio de 2017, o estudo mostrou que o preço tem sido o principal motivo de reclamações entre os clientes de TV paga, que acabam cancelando o serviço e procurando novas alternativas, como é o caso do serviço de streaming Netflix. Em 2016, o gasto médio mensal com os pacotes de TV era de R$ 139, valor que avançou para R$ 145 em 2017.
Conforme apurou a consultoria, a nota de satisfação dos entrevistados às TVs por assinatura foi de 7,17, enquanto a Netflix recebeu nota 8,55. Entre outros dados analisados, foi percebido que 6,3% dos clientes pretendem cancelar o plano de TV nos próximos seis meses e substitui-lo por um serviço de transmissão on-line. Enquanto isso, 3,4% garantem que ficarão somente com a assinatura de TV.
Embora o estudo tenha revelado uma tendência no aumento de serviços de streaming, esses, inclusive, que vêm sendo trabalhados por empresas como a NET – com o novo conceito multitela – e a Oi TV – com o Oi Play -, por exemplo, a verdade é que o número de entrevistados ainda é baixo comparado ao número de assinantes de TV paga no país (18 milhões), para avaliar, de fato, a insatisfação geral dos brasileiros.
De toda forma, a pesquisa atingiu 7 mil pessoas, das quais 4.639 têm algum serviço de TV por assinatura, enquanto 2.270 assistem aos filmes e séries da Netflix. Daqueles que já utilizam o serviço de streaming, 567 responderam que não têm assinatura em TV paga. A justificativa, fora o preço, é a liberdade de somente assistirem às programações que quiserem, nos horários que quiserem e onde quiserem – ou seja, através de tablet, computador ou celular.
Veja os dois rankings divulgados pelo relatório, que foram baseados na opinião dos clientes em relação ao custo-benefício e força das marcas:
Ranking de custo-benefício:
- SKY
- CLARO TV
- OI TV
- VIVO TV
- NET
Ranking de força das marcas:
- SKY
- NET
- VIVO TV
- CLARO TV
- OI TV
LEIA TAMBÉM: